
O ex-governador e pré-candidato a deputado federal Wilson Martins (PT) está cumprindo agenda na macrorregião. Segundo Wilson, as visitas fortalecem o diálogo regional e consolidam o avanço da pré-campanha. De acordo com ele, o diálogo constante com as bases é fundamental para garantir que as ações de um possível mandato estejam alinhadas com as reais necessidades da população.
Alinhando ideias
Em Picos, o encontro de Wilson com apoiadores foi realizado na noite desta sexta-feira (20), em um restaurante da cidade. O ex-gestor elencou várias obras e ações de governo desenvolvidas por ele em Picos e municípios da região no período em que governou o Piauí. Essa afirmação do ex-governador tem conexão com o que se ouve nas rodas de conversa, onde muita gente afirma que Wilson foi o melhor governador das últimas décadas para a região.
Confirmou

O ex-prefeito Gil (Progressistas) afirmou que continua pré-candidatíssimo a uma cadeira na Câmara Federal. Surgiram comentários sobre uma possível desistência do ex-prefeito, mas ele garantiu que está decidido a pleitear uma das dez vagas disponíveis para o estado do Piauí. Questionado sobre o seu segundo voto para o cargo de senador, informou que seguirá a orientação do seu afilhado, senador Ciro Nogueira.
Pergunta e resposta
O deputado Aldo Gil (Progressistas) foi abordado por uma vereadora que o questionou sobre o fato de não tentar a reeleição. Disse a parlamentar: “Você está saindo da política?”. Sem meias palavras, o deputado respondeu: “Sim, e não tenho inveja de quem está entrando”. Mas, como na política dificilmente as portas se fecham, quem sabe o deputado não espera a roda girar e retorna aos palanques.
Encabulados
Comentários vindos das imediações do Palácio Coelho Rodrigues dão conta de que alguns vereadores pertencentes à gigantesca base aliada do prefeito Pablo Santos (MDB) andavam um pouco estressados. Conforme os buchichos, até a formação de motim chegou a ser sugerida por um deles, mas o gestor utilizou o poder de sua caneta e conteve a agitação.
Consolo
Resta saber o motivo da inquietação dos vereadores e qual foi o mecanismo utilizado pelo prefeito para consolar os descontentes — e se o método possui eficácia para pôr fim, de vez, à insatisfação.
Folião

O vereador Afonsinho (Progressistas), única voz contrária à gestão do prefeito Pablo Santos na Câmara Municipal, criticou a ausência de programação oficial de carnaval na cidade de Picos. O parlamentar argumentou que, além de proporcionar um momento de alegria e descontração para a população, a festa carnavalesca deve ser vista como investimento, já que aquece vários setores da economia e atrai divisas para o município.

Adentrou no Palácio
O ex-prefeito de Oeiras, Zé Raimundo (Progressistas), adentrou de mala e cuia no Palácio de Karnak. O ex-gestor, que na eleição municipal de 2024 já não falava a mesma língua com o líder da nação “Boca Preta” — como é conhecido o grupo político liderado pelo ex-deputado federal B. Sá (Progressistas) — agora, ao que tudo indica, rompeu com o ex-parlamentar.
Esticou a corda
No pleito eleitoral de 2024, Zé Raimundo bancou o ex-vice-prefeito Zé Alberto como seu sucessor, contrariando o “Bendito Senhor das Águas”, como é apelidado B. Sá, que defendia outra alternativa. Após muito burburinho, o ex-mandatário aceitou compor como candidato a vice-prefeito na tentativa de ver o grupo desmoronar, mas a chapa não deu mais liga e eles foram derrotados pelo prefeito Dr. Hailton Alves Filho (Solidariedade).
Avalizado

O ex-prefeito chega ao Palácio de Karnak avalizado pelos deputados estaduais Severo Eulálio (MDB) e Georgiano Neto (PSD), além do ex-governador Wilson Martins. Mas Zé Raimundo já informou que a adesão é apenas no plano estadual. Na política municipal, ele e seu grupo seguem firmes nas trincheiras da oposição à atual gestão.

Mudança de rota

Em Simões, o cenário político ganhou um novo formato com a adesão do líder político Valdeir Carvalho ao grupo do prefeito Magno Dantas (PSD). Ele levou na bagagem o apoio do seu irmão, vereador Valdiney Carvalho (MDB), que passa a integrar a base governista na Câmara Municipal.
Situação confortável
Na eleição de 2024, Valdeir Carvalho compôs como vice-prefeito na chapa derrotada. A movimentação política certamente obrigará o grupo oposicionista a rever suas estratégias para o próximo embate municipal. A adesão deixou o prefeito Magno Dantas um tanto quanto confortável. Comenta-se que ele fará novas investidas para tentar atrair outros integrantes do núcleo oposicionista.




