
O xadrez político regional começa a ser desenhado para as eleições de 2026, quando os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governador, deputados federal e estadual, além de dois senadores. No município de Picos, até o momento, três nomes já se colocaram como pré-candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. São eles: Erivan Lima (PL), Gil Paraibano (Progressistas) e irmão Zé Luís (MDB), que migrará para o PSD.
Sem desculpa
A grande maioria dos eleitores picoenses sempre manteve o discurso de que o município precisa eleger um deputado federal. Neste pleito, o eleitorado que defende essa tese só votará em um forasteiro se realmente quiser, pois já teremos três opções caseiras.
Teste de fogo

Gil Paraibano (Progressistas), ex-prefeito de Picos, governou a cidade por três mandatos. O ex-gestor perdeu quase a totalidade do seu grupo político após a derrota no pleito municipal, mas quer mostrar que “Ainda Está Aqui” no jogo eleitoral. Para provar que está vivo no cenário político, precisará receber uma votação expressiva.
Moldando

O vereador irmão Zé Luís (MDB) está em fase de construção de sua pré-candidatura. A engenharia encontra-se em estágio avançado e passa por um entendimento entre o deputado estadual Carlos Augusto (MDB), os deputados federais Castro Neto (PSD) e Jadyel Alencar (Republicanos) e o prefeito Pablo Santos (MDB).
Permuta
A proposta prevê a seguinte modelagem: o “Abençoado”, como é conhecido, receberia uma carta de anuência do MDB e se filiaria ao PSD para disputar a eleição. Para que não haja estremecimento com o prefeito Pablo Santos, o vereador João Rufino (PSD), que tem compromisso de apoiar Castro Neto, passaria a apoiar Jadyel Alencar, que é o candidato oficial do Palácio Coelho Rodrigues.
Compensação
A saída seria uma forma de compensar o prefeito Pablo Santos e todos saírem ganhando. Segundo o próprio vereador, os entendimentos nesse sentido estão avançadíssimos. O irmão afirmou ainda que a decisão de aceitar o desafio foi tomada após ouvir suas bases e líderes religiosos que há décadas o acompanham politicamente.

O contraponto

O jornalista Erivan Lima (PL) colocou seu nome à disposição do partido. Adotando uma postura conservadora e liberal, ele tem a simpatia do eleitorado de direita. De forma serena e evitando exageros, o jornalista vem pavimentando a pré-candidatura. Em alguns segmentos, seu nome vem sendo comentado como uma opção de voto consciente, contrapondo-se às candidaturas tradicionais.
Visita ao Palácio

Acompanhados dos deputados Thales Coelho (Progressistas) e Georgiano Neto (PSD), os ex-prefeitos de Monsenhor Hipólito, José Airton e Zenon Bezerra, além do vereador Fábio Bezerra (PSD), foram recebidos pelo governador Rafael Fonteles (PT). Além de provarem o cafezinho servido aos visitantes do Palácio de Karnak, todos reafirmaram apoio à reeleição do petista.
Ausência sentida
O ex-prefeito Timá (MDB) não integrou a comitiva. Pelo visto, fica no ar uma possível falta de sintonia no grupo da oposição, que, recentemente, teve baixa após a saída do vereador e presidente da Câmara, Júlio do Caju, que hoje está na situação, integrando o grupo do prefeito Djalma Policarpo.

Ponto de interrogação
Segundo um hipolitano antenado com a política do município, a ausência do ex-prefeito na visita causou estranheza em alguns de seus seguidores. No ponto de vista do observador, a parceria entre os dois grupos, firmada na eleição de 2024, poderá não se repetir no pleito de 2028. Será mesmo?
Sinais de fogo
Conforme um vidente afirmou à coluna, em um futuro próximo mudanças significativas poderão acontecer na política municipal em Santana do Piauí. O colunista não foi autorizado a revelar a profecia do adivinho, mas, caso suas previsões venham a se confirmar, o bafafá não será pequeno. Vamos aguardar para saber se o iluminado irá cravar sua previsão.
Em alta

Mesmo com a caneta vazia, o ex-prefeito de Jaicós, Neném de Edite (PSD), continua com muito prestígio junto à população do município. Segundo apurou a coluna junto a fontes da “Terra do Galo”, como é nacionalmente conhecida a cidade, o bom trabalho desempenhado por ele nos oito anos de mandato, associado ao sentimento de traição por parte do atual prefeito Wesley Bispo (PSD), vai render excelente desempenho nas urnas para os candidatos por ele apoiados.




