
A Câmara Municipal de Picos realizou a sessão especial de abertura dos trabalhos legislativos de mais um ano. A solenidade marcou o início oficial das atividades parlamentares e reuniu vereadores, autoridades e a população no plenário. O presidente da Casa Legislativa, José Rinaldo Cabral Filho, “Rinadinho” (MDB), em seu discurso reforçou o compromisso com o trabalho legislativo e com o desenvolvimento do município ao longo do ano.

O presidente destacou ainda as novidades para 2026. Segundo ele, em breve será inaugurada a ampla reforma, ampliação e modernização que está sendo executada no Palácio Senador Helvídio Nunes de Barros. Ainda conforme Rinadinho, apesar de ser um ano atípico — com Copa do Mundo de futebol e eleições gerais — haverá esforço por parte dos membros do Legislativo para que não haja prejuízo no andamento dos trabalhos.
Na solenidade, o prefeito Pablo Santos realizou a leitura da mensagem anual do Executivo Municipal, conforme determina a Lei Orgânica do Município. Falando de improviso, o gestor apresentou um diagnóstico da Administração Municipal, com balanço das ações executadas em 2025, abrangendo áreas como Saúde, Educação, Mobilidade Urbana e Infraestrutura.
O gestor destacou o empenho de sua equipe, bem como a parceria com a Câmara Municipal pela celeridade na apreciação das matérias enviadas pelo Executivo. O prefeito agradeceu ao governador Rafael Fonteles (PT) pela atenção aos pleitos apresentados no início da gestão, quando a população de algumas partes da cidade sofreu com os efeitos das chuvas.
Da mesma forma, Pablo Santos agradeceu aos deputados estaduais Severo Eulálio (MDB), Nerinho (PT), Thales Coelho (Progressistas) e Carlos Augusto (MDB); aos deputados federais Francisco Costa (PT), Florentino Neto (PT), Júlio César (PSD), Castro Neto (MDB) e Jadyel Alencar (Republicanos); além dos senadores Marcelo Castro (MDB), Ciro Nogueira (Progressistas) e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

O prefeito manifestou gratidão a todos pela solidariedade e pelas ações destinadas ao enfrentamento da calamidade, mas fez questão de enfatizar a atuação do deputado Jadyel Alencar. Segundo Pablo Santos, além de ter sido mais presente, ele é o “campeão” na destinação de recursos para o município picoense.

O chefe do Executivo municipal reconheceu o bom desempenho de todos os seus auxiliares, mas reafirmou que o nome do secretário de Obras, Marlon Bezerra, o “Supapo Júnior”, é o primeiro da lista. Essa não é a primeira vez que o secretário recebe reconhecimento público do prefeito. Nos bastidores, dizem que essas declarações têm provocado “chilique” em outros secretários que carregam no pescoço o colar da vaidade.


Contrariando os buchichos que circulam nos arredores do Palácio Coelho Rodrigues (sede do poder municipal), a relação política entre o prefeito Pablo Santos e o vereador Eriberto Barros (PSD) vai muito bem. O vereador detém a indicação da Secretaria de Agricultura, ocupada por sua mãe, a ex-vereadora Fátima Sá. Especulava-se que, devido à pré-candidatura do ex-prefeito de Bocaina, Erivelto Barros — irmão do parlamentar — a deputado estadual, a aliança poderia ruir.
Erivelto e Pablo, no entanto, são amigos de longa data e aliados históricos. O ex-prefeito apoiou o então deputado em mais de uma eleição. Segundo integrantes do grupo dos Sá, os comentários de possível rompimento vêm sendo plantados por alguns “agourentos” dentro do Palácio. Mas, de acordo com membros do seleto grupo, os incrédulos ficarão apenas na vontade.


O jornalista Erivan Lima assumiu a presidência da Comissão Provisória do Partido Liberal (PL) em Picos. A solenidade de instalação contou com a presença do presidente estadual da legenda, Thiago Junqueira, e do pré-candidato ao Governo do Estado pelo PL, o jornalista Tony Rodrigues.
Além de receber a missão de organizar a agremiação partidária, Erivan Lima também foi incumbido de disputar uma vaga de deputado federal na eleição de outubro. Assim, o eleitorado conservador de Picos terá uma opção caseira para depositar seu voto.

O suplente de vereador Glauber Silva (PSB) mudou-se para o primeiro andar do Palácio Coelho Rodrigues. Servidor municipal, ele trabalhava no térreo, na Secretaria de Finanças, onde é lotado. Com a reaproximação dos líderes do grupo da fé com o prefeito Pablo Santos, Glauber Silva foi alçado ao cargo de chefe de gabinete da vice-prefeita Xadu Neri.
Comenta-se que Glauber Silva é o mais novo “queridinho” entre os pupilos do clã nerista. Pelo visto, os comentários refletem a realidade, já que ele tem feito rasgados elogios aos comandantes da legião da fé. Glauber Silva nunca imaginou ser tão bem tratado no território nerista.




