
O bispo diocesano da Diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, anunciou oficialmente, nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, um conjunto de transferências e nomeações de presbíteros que passam a vigorar ao longo de 2026. As decisões seguem as normas do Código de Direito Canônico e da legislação complementar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, após consulta ao Conselho Presbiteral, em reunião realizada no dia 4 de fevereiro.
Segundo a nota divulgada pela Cúria Diocesana, as mudanças consideram o período de permanência dos párocos à frente das atividades pastorais e administrativas das paróquias, além do diálogo prévio com os sacerdotes envolvidos.
Entre as principais definições, o padre Antônio Mendes Neto encerra a função de pároco da Paróquia Santa Ana, em Monsenhor Hipólito, no dia 4 de março, sendo nomeado administrador paroquial da mesma paróquia no dia 8 de março. Situação semelhante ocorre com o padre Edivaldo dos Santos Silva, na Paróquia São Simão, em Simões, e com o padre Miguel Feitosa Pereira, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós.
O padre Francisco Berto de Carvalho permanece como administrador paroquial da Paróquia São José, em Betânia do Piauí, enquanto o padre João Pereira de Sousa continua à frente da Paróquia São José Operário, em Picos, ambos por tempo indeterminado.
Já o padre Francisco Pereira Borges deixa a Paróquia São Sebastião, em Patos do Piauí, no dia 5 de março, passando a atuar como vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, com serviço pastoral em comunidades e hospitais de Picos. Para assumir a Paróquia São Sebastião, em Patos do Piauí, foi nomeado o padre Francidilso Silva do Nascimento, a partir de 5 de abril.
Outras nomeações incluem o padre Antônio Cândido da Silva como vigário paroquial da Paróquia São Simão, em Simões; o padre Adalto Vieira dos Santos Filho como vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, a serviço da Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida, em Geminiano; além do padre Paulo Henrique da Silva Oliveira, que assume as funções de vigário judicial e chanceler da Cúria Diocesana, e do padre Sebastião Francisco dos Santos, nomeado vigário geral da Diocese.
As cerimônias de posse para os cargos de vigário judicial, chanceler e vigário geral acontecem no dia 7 de março, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Paquetá do Piauí, com a presença do clero diocesano.




