
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá suspender, temporariamente, o atendimento presencial e dos principais canais digitais no final do mês de janeiro de 2026. A interrupção é motivada por uma modernização nos sistemas tecnológicos da Previdência Social, conduzida pela Dataprev, e deve afetar serviços como perícias médicas, pedidos de aposentadoria, consultas de benefícios e emissão de documentos.
De acordo com o órgão, os serviços digitais do Meu INSS – tanto no site oficial, quanto no aplicativo, além da Central Telefônica 135, ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 de janeiro, até o dia 31. Já as Agências da Previdência Social não funcionarão nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, permanecendo fechadas também no fim de semana seguinte, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Segundo o INSS, a paralisação é necessária para garantir maior estabilidade, segurança e eficiência dos sistemas utilizados no atendimento à população. A Dataprev, responsável pela tecnologia da informação da Previdência, teria programado as melhorias para esse período como forma de concentrar a atualização e reduzir riscos de falhas futuras.
Para tentar minimizar os transtornos, o instituto informou que realizará atendimentos extras em regime de mutirão nos fins de semana dos dias 17 e 18 e 24 e 25 de janeiro. A estratégia é antecipar atendimentos que estavam originalmente marcados para os dias de suspensão. O segurado que tiver o compromisso afetado deve ser contatado pelo próprio INSS para o reagendamento. Caso prefira ser atendido em um dia útil, o reencaixe será garantido.
A orientação é que quem tenha perícia médica ou atendimento administrativo agendado para os dias 28, 29 ou 30 de janeiro acompanhe possíveis alterações antes da paralisação. Até as 19h do dia 27, ainda será possível acessar o Meu INSS para consultar datas, horários e eventuais mudanças nos agendamentos.
Durante o período de indisponibilidade, não será possível realizar consultas simples, emitir extratos de pagamento, acessar o Cadastro Nacional de Informações Sociais ou verificar dados de empréstimos consignados. Por isso, a recomendação é que os segurados baixem antecipadamente documentos que possam ser necessários no fim do mês, como comprovante de renda.
Através de nota, o INSS afirmou que a modernização dos sistemas busca evitar instabilidades e ampliar a eficiência do atendimento no médio e longo prazo.




