
O golpe do falso advogado segue fazendo vítimas no Piauí. Um levantamento feito em dezembro de 2025 apontou que o golpe do falso advogado foi a fraude virtual com maior recorrência no estado. O monitoramento foi feito pelo Ministério Público do Estado (MP-PI) em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI) com base nos dados do projeto Alerta Digital.
O crescimento apontado foi de 461% nos casos do golpe do falso advogado ao longo de 2025, saltando da oitava posição no ranking de fraudes virtuais em janeiro para a primeira posição em novembro.
Como o golpe do falso advogado funciona
Para aplicar a fraude, os criminosos utilizam técnicas de engenharia social e manipulação psicológica. A atuação das quadrilhas segue passos específicos:
Segundo o advogado criminalista, Lucas Elvas uma das formas de evitar cair em um golpe como este é não fazer nenhuma transferência sem falar pessoalmente com seu advogado. Além disso, é recomendado que, caso seja vítima, registre o boletim de ocorrência e entre em contato com a instituição financeira.
“Costumo falar que os advogados sempre estão em contato com os clientes. Então sempre ligar para seu advogado, não fazer nenhum pix sem falar com ele pessoalmente, essa é a melhor forma de se proteger. Lembrando que hoje o Banco Central regulamentou essa situação devido aos inúmeros golpes por pix, não só o do falso advogado, hoje temos um mecanismo de devolução do pix regulado pelo Banco Central e as próprias instituições financeiras também já tem muitas vezes solucionado esse tipo de situação. Temos a súmula 479 do STJ que diz que em caso do risco inerente a atividade empresarial a instituição se responsabilize, principalmente a instituição financeira que permite a criação de uma conta por esses golpistas”, advogado criminalista, Lucas Elvas.




