O drama das famílias picoenses que vivem no alto de morros e encostas se repete a cada período chuvoso. Num dos pontos mais delicados, o bairro Paroquial, a proximidade do fim do B-R-O-BRÓ e início das chuvas é motivo de preocupação dos moradores com problemas a serem enfrentados, entre eles, a obstrução e danos nas galerias por onde escoa a água do morro.

“Nós estamos há muito tempo lutando por melhorias para evitar problemas sérios no futuro, infelizmente não existe nenhum serviço de prevenção, a galeria está em vários lugares com risco de quebra, o que seria uma tragédia”, frisa João Pereira, o “Pena de Ouro”, presidente da Associação de Moradores do bairro.

Pena de Ouro critica a falta de trabalho preventivo nas encostas dos morros e a ausência de uma reforma eficiente nas galerias. Ele afirma que os túneis por onde a água deveria escoar apresentam rachaduras em vários locais e cita a importância da construção de muros de arrimo para oferecer maior segurança à população, evitando possíveis deslizamentos e alagamentos com as chuvas.

O presidente da associação argumenta ainda que os problemas no bairro só não se agravaram nos últimos anos por conta da baixa média pluviométrica da cidade. Segundo ele, apesar da necessidade de chuvas para a região, a estiagem prolongada foi o que evitou grandes transtornos para os moradores.