Início Destaque ADAPI de Picos realiza campanha de vacinação contra febre aftosa

ADAPI de Picos realiza campanha de vacinação contra febre aftosa

Foto: Daniela Meneses

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), promove a vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos, nos municípios da região de Picos. A primeira fase teve início no dia 1 de maio e irá até o dia 30 do mesmo mês, a certificação desses animais se estenderá até o dia 15 de junho.

O médico veterinário da Adapi de Picos, Edilton Pedro, esclarece como é feito esse processo. “O criador procura o escritório da ADAPI trazendo a nota fiscal da vacina, traga também o CAR, que é o cadastro ambiental rural, que hoje é exigido pela ADAPI, para que ele faça a certificação e complete o cadastro dele”, explicou.

Segundo o veterinário, atualmente o Piauí tem um número estimado de 2 milhões de bovinos, e dentro dessa campanha, serão vacinados todos os rebanhos jovens e adultos. A estimativa é que 90% desse total receba as doses, número exigido pelo Ministério da Cultura.

Durante o período da pandemia, os atendimentos ficaram remotos, as consultas eram feitas através do WhatsApp, com o retorno dos trabalhos presenciais, esses procedimentos voltaram a acontecer na sede da ADAPI, no Piauí Shopping Center, em Picos. Mas as assistências continuarão a serem realizadas por meio do número de telefone dos funcionários da agência, caso não seja possível resolver, os produtores terão que ir até o escritório central.

Edilton alertou sobre a importância da vacinação. “O Piauí estando livre da febre aftosa, não só o Piauí como o Brasil, facilita as exportações e o consumo humano da carne bovina e para que também nós pudermos vender os animais para fora do estado”, esclareceu.

Os produtores que não fizerem essa certificação, irão ficar impossibilitados de transportar ou vender seus animais, não poderão tirar o GTA, que consiste no Guia de Trânsito Animal e também poderá ocorrer o recebimento multas. Aqueles que vacinaram seus rebanhos, mas não comprovaram na ADAPI, do mesmo modo serão considerados criadores inadimplentes, sendo sujeitos à punições.

De acordo o médico, a febre aftosa corresponde a uma virose que atinge principalmente a região da boca, como uma afta na boca, nas tetas das fêmeas, nos cascos, apresenta febre alta, dificuldade de alimentação, salivação e pode levar a morte. E fez ainda um aviso sobre a vacinação da brucelose, alertando que é importante aplicar as doses nas fêmeas entre 3 a 8 meses de idade, e da mesma forma procurar o escritório da ADAPI para realizar o procedimento.

Os municípios que são atendidos pela sede de Picos são: Aroeiras do Itam, Vera Mendes, Campo Grande, Francisco Santos, Santana do Piauí, Sussuapara, Geminiano e Itainopolis.

Por fim, o veterinário reforçou os prazos.

“O prazo de certificação é até o dia 15 de junho, vacinação é até o dia 30 de maio. Com relação a prorrogação, só terá se o Ministério da Agricultura autorizar, a campanha é até o dia 30 de maio”, finalizou.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: