Aconteceu na manhã de hoje (17), no Museu Ozildo Albano, a abertura da 16ª Semana Nacional de Museus. A programação vai acontecer nos dias 17 e 18 de maio, com o tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Na ocasião será lançando o site oficial da entidade.

O diretor e coordenador do Museu Albano Silva, contou um pouco sobre a história da casa. De acordo com ele, seu irmão Ozildo hoje homenageado, tinha admiração por museus. “Começou na década de sessenta, ele tinha terminado o curso de direito, ele já tinha essa vontade, ele era mais historiador do que jurista, ele começou coletando peças da família, a partir daí, coletou documentações manuscritas da historia do Piauí e Picos, documento da Batalha de Jenipapo, e de venda e compra de escravos e o acervo foi acrescentado com peças da família, aí foi chegando peças de outras famílias”, finalizou.

A professora doutora da Universidade Federal do Piauí, Cristiane Pinheiro, explicou sobre o tema da semana dos museus. “Este ano estamos trazendo esse tema, pois é a oportunidade para o visitante ter acesso à materialidade manual, que dispomos que é todo um acervo, que foi todo um trabalho de coletar, de registrar e simbolizar, até chegar os dias de hoje com as novas tecnologias”, disse.

Na ocasião, a professora falou sobre a criação do site. Segundo ela, a proposta nacional é fazer com que o público brasileiro, e as pessoas que moram em outros países possam ter acesso a todo o acervo do museu de Picos.

“O Museu Ozildo Albano este ano, vai se tornar um museu acessível a todos, onde quer que exista uma pessoa com um computador, através de um clique ele vai poder ter acesso a toda a estrutura do acervo”, resumiu.

Todo o acervo da entidade vai estar disponível no site www.MuseuOzildoAlbano.com.br

CONFIRA AS ENTREVISTAS

ALBANO SILVA-

CRISTIANE PINHEIRO