
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí recebeu do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (20), o primeiro lote da vacina contra a dengue destinado a profissionais de saúde da Atenção Primária. No estado, a ação deve beneficiar cerca de 32,2 mil trabalhadores. Nesta primeira entrega, foram enviadas 6.950 doses pelo Programa Nacional de Imunizações, do total de 13,9 mil previstas para o Piauí. Uma nova remessa será entregue na próxima segunda-feira (23).
“Quando estivermos com todas as 13,9 mil doses iniciaremos o envio às regionais de saúde, para que os municípios façam a retirada e iniciem a vacinação”, explica a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.
A vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é de dose única e protege contra os quatro sorotipos da doença. O imunizante apresenta 74,7% de eficácia contra dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos e 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme.
“A principal forma de combate à dengue segue sendo a eliminação dos criadouros do mosquito. A vacinação se soma às ações de controle vetorial, por isso chamamos os trabalhadores da saúde que estão no público-alvo para que tomem suas vacinas assim que disponíveis”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Dirceu Campêlo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação para outros públicos, de 15 a 59 anos, com início pelos mais velhos, está prevista para o segundo semestre deste ano, conforme o aumento da capacidade produtiva do Instituto Butantan.
O público-alvo inclui profissionais de saúde assistenciais e de prevenção, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, equipes multiprofissionais, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Também estão incluídos trabalhadores administrativos e de apoio das unidades de saúde, como recepcionistas, seguranças, profissionais da limpeza, motoristas de ambulância, cozinheiros e demais trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde.




