
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou nesta quinta-feira (19) os números da criminalidade durante o Carnaval. Entre 13 e 18 de fevereiro, foram registrados 235 furtos e 99 roubos.
Dos 99 roubos, 38 foram cometidos com arma de fogo. Entre os itens levados, estão 52 celulares roubados e 50 furtados, além de 34 veículos roubados e 30 furtados.
Foram registrados seis casos de estupro de vulnerável e sete de importunação sexual.
Acidentes e atendimentos de emergência
No trânsito, o Carnaval deste ano teve 13 mortes. O Corpo de Bombeiros realizou 70 ações de prevenção contra incêndio, 294 salvamentos e 91 resgates.
Os bombeiros também fizeram 73 atendimentos de primeiros socorros e 42 buscas e salvamentos. No combate direto a incêndios, foram 20 ocorrências em áreas urbanas e uma em vegetação. No total, a corporação registrou 591 atendimentos.
Redução nos índices
A SSP-PI informou que o estado registrou queda nos índices de criminalidade e nas mortes no trânsito no Carnaval de 2026, em comparação com 2025 (veja o quadro abaixo).

No trânsito, também houve redução. Segundo o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, a redução é resultado de ações integradas de fiscalização e prevenção.
“Intensificamos o trabalho contra fatores de risco como álcool, falta de capacete, menores ao volante e animais soltos nas vias. Isso contribuiu diretamente para salvar vidas”, afirmou.
Conforme a SSP-PI, a produtividade policial também cresceu. Os Autos de Prisão em Flagrante aumentaram 21,4%, passando de 168 para 204 casos. O cumprimento de mandados de prisão subiu 19,4%, de 36 para 43 registros.




