
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, o climatologista Werton Costa, informou que o Centro Estadual de Monitoramento e Gestão de Riscos e Desastres acompanha de perto a movimentação atmosférica sobre a faixa sertaneja, especialmente no Vale do Guaribas.
Segundo ele, a Autoridade Meteorológica Federal emitiu alerta laranja válido por 72 horas, prevendo chuvas em todo o sertão e microrregiões do Sudeste Piauiense, incluindo Picos.
“Ontem, a Autoridade Meteorológica Federal emitiu alerta laranja para as 72 horas, colocando condições de chuva para todo o nosso sertão, todo o nosso Sudeste Piauiense, incluindo a microrregião de Picos e outras microrregiões vizinhas”, destacou Costa.
O professor explicou que há entrada de nuvens e a formação de um sistema mais agressivo, conhecido como Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZACAS), que deve se configurar ainda nesta semana e trazer chuvas intensas.
“É muito importante que cada cidadão e cidadã picoense fique atento às áreas que já são gargalo para alagamento. Essas áreas devem ser objeto de vigilância no momento de trafegar”, alertou.
A Defesa Civil recomenda atenção especial também aos motoristas que circulam pelas estradas da região, já que as chuvas podem comprometer a trafegabilidade.
Costa reforçou que a Defesa Civil Estadual, em parceria com a Defesa Civil Municipal de Picos, emitirá alertas específicos caso seja necessário. Ele também lembrou que os moradores podem se cadastrar gratuitamente para receber alertas por SMS:
“Basta que você entre no aplicativo de texto do celular, envie o CEP da sua rua para o número 40199. E aí você está cadastrado no nosso sistema de alerta”, concluiu.




