
A Justiça Eleitoral da 10ª Zona, em Picos, dará início no próximo dia 24 de novembro a uma ação itinerante voltada para a coleta de dados biométricos de eleitores que realizaram suas inscrições pela internet durante a pandemia de 2020. O projeto, denominado Projeto Biometria, busca complementar os cadastros incompletos e evitar problemas no exercício do voto no próximo pleito.
O juiz eleitoral Adelmar Martins explicou que a iniciativa foi pensada para facilitar o acesso dos eleitores e descentralizar o atendimento.
“Por ocasião da pandemia, a Justiça Eleitoral abriu a possibilidade para que os eleitores pudessem fazer suas inscrições à distância. Hoje, entendemos que esses eleitores estão com seus dados incompletos e, por isso, desencadeamos o Projeto Biometria”, afirmou.
Segundo o cronograma, os postos funcionarão em diferentes locais da cidade:
24 de novembro – Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (15h às 19h)
25 de novembro – Unidade Escolar Helvídio Nunes de Barros, Povoado Fátima (8h às 12h)
26 de novembro – Unidade Escolar Nossa Senhora dos Remédios, Povoado Torrões
27 de novembro – Faculdade R.SÁ (15h às 19h)
28 de novembro – Creche Dorotheia Cristo de Oliveira, bairro Boa Vista (8h às 12h)
Para realizar o procedimento, os eleitores convocados devem apresentar título de eleitor, comprovante de domicílio e documento oficial com foto.
“É interessante que o eleitor busque um desses postos de atendimento descentralizados. Assim, sem precisar se deslocar até o cartório eleitoral, poderá regularizar sua situação”, destacou Martins.
O magistrado fez ainda um alerta sobre as consequências para quem não comparecer.
“O eleitor que não fizer esse processo de regularização poderá ficar impedido de votar no próximo ano, porque seus dados biométricos não estão completos. Daí a necessidade de que adotem esse procedimento para evitar qualquer tipo de dissabor no pleito”, reforçou.
A Justiça Eleitoral espera mobilizar o maior número possível de eleitores e conta com o apoio da população e da imprensa para divulgar o cronograma.“Convocamos os eleitores para que se façam presentes e regularizem definitivamente sua situação junto ao Cadastro Eleitoral. É um gesto simples, mas fundamental para garantir o direito ao voto”, concluiu o juiz.




