
Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, cresce a movimentação no Instituto Félix Pacheco – unidade de Picos – em busca da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento já é exigido para participação no exame, conforme alerta do coordenador regional da unidade, Cledson Almondes.
“A movimentação para a emissão da CIN aumenta esses dias por conta do Enem. A gente aproveita a oportunidade para incentivar os jovens e os adultos que vão prestar o Enem, que ainda não têm a carteira de identidade nacional, que venham esta semana fazer a emissão para não deixar para a última hora”, orientou Almondes.
O coordenador reforçou que apenas candidatos com a nova identidade em mãos poderão realizar as provas. “O Enem dos dias 9 e 16 só poderá ser feito por quem estiver com a carteirinha de identidade nacional em mãos”, afirmou.
Segundo ele, o processo de emissão é rápido e eficiente. “O cidadão faz a identidade hoje e recebe no dia seguinte, a partir de meio-dia, desde que não haja nenhuma restrição com a Receita Federal”, explicou.
A recomendação é que os candidatos verifiquem sua documentação com antecedência. “O mais importante neste momento é que as pessoas que vão prestar o Enem verifiquem sua documentação. O Secretário de Segurança, Chico Lucas, alertou em nota que é preciso substituir a identidade antiga pela nova carteira de identidade nacional”, destacou Almondes.
Documentação e inclusão digital
Para solicitar a CIN, os documentos obrigatórios são a certidão de nascimento ou casamento (em bom estado de conservação) e o comprovante de residência. “Inclusive, as certidões não atualizadas, sem matrícula, são aceitas, conforme anúncio do Secretário de Segurança”, esclareceu.
Além disso, é possível incluir outros dados na carteira digital. “Todos os documentos que você tiver — cartão SUS, título eleitoral — podem ser incluídos. E quando você abrir a carteira digital, esses documentos estarão lá salvos, de forma digital também”, explicou o coordenador.
Recorde de emissões e meta estadual
A unidade de Picos tem registrado recorde de emissões nos últimos meses, especialmente após a flexibilização quanto à exigência de certidões atualizadas. “Facilitou a vida daquelas pessoas que estavam sem condições de fazer a sua atualização. O governador Rafael teve muita sensibilidade nesse sentido”, afirmou Almondes.
A meta do governo estadual é ampliar ao máximo o número de emissões da CIN. “Queremos atingir o máximo possível, como estabelece o governador Rafael, para que toda a população do Piauí possa estar incluída de forma digital com a carteira digital”, concluiu.
Atendimento sem intervalo
O Instituto Félix Pacheco funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem intervalo. “Quem for fazer no final da tarde deve chegar por volta de 17h30, 17h40, porque às 18h o sistema é encerrado”, orientou Almondes.
CONFIRA A ENTREVISTA COM CLEDSON ALMONDES




