A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou uma reunião com o Comitê de Condução dos Casos de Intoxicação por Metanol para definir o protocolo de atendimento a pacientes que procurarem os serviços de saúde, tanto na capital quanto nos municípios do interior.
O diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (Dudoh) da Sesapi, Anderson Dantas, destacou que as definições estão sendo construídas de forma conjunta entre todos os órgãos envolvidos.
"Essa reunião foi importante para definir como será o fluxo de atendimento dos casos suspeitos. Como deliberação, vamos gravar um treinamento on-line com médicos especialistas e profissionais da regulação, que irão orientar os profissionais de saúde do estado sobre como proceder diante de casos suspeitos, quais são os hospitais de referência e como deve ser feito o encaminhamento e o tratamento desses pacientes. Esse material será disponibilizado em breve para toda a rede de saúde do Piauí”, explicou o diretor.
Participaram da reunião representantes da Sesapi, Vigilância Sanitária, Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí “Dr. Costa Alvarenga” (Lacen-PI), Centro de Formação em Toxicologia, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Assessoria Jurídica da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Exames descartam contaminação por metanol em dois pacientes do Piauí
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Departamento de Polícia Científica da Polícia Civil, informou que foram concluídos os exames periciais referentes aos casos suspeitos de intoxicação por metanol envolvendo duas pessoas, uma em Teresina e outra em Parnaíba.
Os pacientes analisados foram os primeiros a dar entrada nos municípios com suspeita da substância. Outros dois casos suspeitos seguem em investigação.
Segundo os resultados emitidos pelo Laboratório de Toxicologia Forense do Instituto de Medicina Legal (IML), não foi detectada a presença de metanol nas amostras de sangue e urina das possíveis vítimas. Com isso, não há confirmação de casos de intoxicação por metanol no Piauí até o momento.