Exames laboratoriais descartam intoxicação por metanol em dois homens no Piauí. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), nesta quarta-feira (8). Segundo a nota, os exames laboratoriais dos dois primeiros pacientes com suspeita de intoxicação por metanol no estado, um em Teresina e outro em Parnaíba, deram resultado negativo para a substância.
De acordo com o Departamento de Polícia Científica da Polícia Civil, os testes foram realizados pelo Laboratório de Toxicologia Forense do Instituto de Medicina Legal (IML). As análises de sangue e urina não detectaram a presença de metanol nas amostras coletadas.
“Os exames foram conduzidos conforme os protocolos técnicos e legais vigentes, garantindo a confiabilidade dos resultados periciais”, informou o órgão em nota.
Com os resultados, não há confirmação de casos de intoxicação por metanol no Piauí até o momento.
O primeiro caso suspeito ocorreu em Parnaíba, no litoral do estado. Um homem de 28 anos foi internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) após relatar dores abdominais, visão turva e vômitos. Ele contou ter ingerido gin antes do início dos sintomas. O paciente recebeu alta médica no último sábado (4).
Já em Teresina, um homem de 51 anos foi internado em um hospital particular com sintomas semelhantes. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), ele teria consumido um destilado recém-adquirido e, no dia seguinte, começou a sentir os primeiros sinais de intoxicação. O paciente passou por sessões de hemodiálise e apresentou boa resposta ao tratamento.
Os exames realizados pelo IML descartaram a presença de metanol nessas duas ocorrências.
Outros dois pacientes, ambos de Parnaíba, seguem sob investigação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Um deles, garçom de 21 anos, relatou ter comprado a bebida em um supermercado da cidade. Ele foi atendido no HEDA e recebeu alta no domingo (5).
O quarto caso é de um homem com mais de 40 anos, que procurou atendimento médico após sentir dores abdominais, vômitos e visão turva. Ele ficou em observação e recebeu alta na madrugada de terça-feira (7).
A Sesapi informou que as amostras coletadas nos casos recentes serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) para análise confirmatória.
O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (8), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 259 notificações, sendo 24 casos confirmados e 235 em investigação. Outras 145 suspeitas foram descartadas.
São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são, até o momento, os únicos estados do país com casos confirmados de intoxicação pela substância. Ao todo, foram registrados 20 casos em São Paulo, 3 no Paraná e 1 no Rio Grande do Sul.
Entre os 235 casos em investigação, a maioria está concentrada em São Paulo, com 181 registros. Em seguida aparecem Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).
Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo e 11 seguem em investigação, sendo 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco, 6 em São Paulo e 1 na Paraíba.
A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nos dias de funcionamento da Sala de Situação — segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 17h.