O jovem de 28 anos com suspeita de intoxicação por metanol que estava internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, no litoral do Piauí, recebeu alta no sábado (4). A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (6).
O paciente deu entrada na última sexta-feira (3) relatando dores abdominais, visão turva e vômitos após ter ingerido gin. Ele havia procurado o hospital na quarta-feira (1º), sido medicado e recebido alta. Mas os sintomas permaneceram e ele retornou à unidade.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) afirmou, em nota, que o Heda seguiu o protocolo elaborado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e solicitou exames laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico.
O órgão informou ainda que o caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e vai iniciar os procedimentos de investigação para apurar a origem da possível substância.
Dados nacionais
O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).
Em todo o país, são 16 casos confirmados - 14 em São Paulo e 2 no Paraná. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.
Ao todo, 13 estados tem casos notificados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito.
Até o momento, o país tem 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes (13) estão em investigação.
(Com informações de Agência Brasil)