O Hemocentro Regional de Picos enfrenta baixa no seu estoque de bolsas de sangue. A coordenadora da unidade, Maria Santana, destacou a necessidade de doações, principalmente dos tipos sanguíneos O negativo e A positivo que, segundo ela, estão praticamente zerados devido a alta demanda diária. A coordenadora faz um apelo para que a população reforce as doações neste momento.
“O Hemopi de Picos está precisando muito de doação de sangue, principalmente dos tipos sanguíneos O negativo e A positivo. Nós estamos praticamente zerados [nesses estoques] e essas são duas tipagens sanguíneas que têm uma demanda altíssima e que sai diariamente um grande número de bolsas, seja para pacientes que fazem tratamentos oncológicos, tratamentos renais, para reservas cirúrgicas ou até mesmo as emergências, principalmente em decorrência dos acidentes”, declarou.
Maria Santana destaca que a solidariedade é fundamental para ajudar pacientes e familiares em um momento de angústias. “É muito desesperador saber que tem alguém da família da gente precisando de sangue e a gente não pode fazer nada. Temos que contar com a solidariedade [...] e isso acaba aumentando a angústia de quem precisa ou da família. [...] Contamos com a solidariedade do povo de Picos e da macrorregião, pois sabemos que é um povo de um coração enorme e que gosta de ajudar”.
Para doar é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto.
O Hemocentro Regional de Picos está localizado na Rua Luiz Nunes, no bairro Bomba, ao lado do Hospital Regional Justino Luz. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã às 18h da tarde.
CONFIRA A MENSAGEM DE MARIA SANTANA