
O Piauí vai receber 27 médicos especialistas por meio do Programa Mais Médicos Especialistas (PMME). A ação é vinculada ao projeto Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A ideia é ampliar o acesso a consultas e cirurgias especializadas no SUS, ampliando, também, o diagnóstico precoce e o fortalecimento das redes de atenção especializada à saúde. O objetivo do programa é reduzir o tempo de espera da população na fila do SUS.
Dos 27 profissionais que vêm para o Piauí, 18 vão atuar em dez hospitais da rede estadual de saúde, gerida pela Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde), e os outros nove distribuídos em unidades municipais como policlínicas, hospitais públicos e filantrópicos. Vão receber profissionais do Mais Médicos Especialistas no Piauí as seguintes unidades estaduais de saúde:
Os profissionais foram selecionados em edital público lançado pelo Ministério da Saúde. As inscrições foram feitas até o dia 10 de agosto. A previsão é que os médicos se apresentem nas unidades de saúde entre os dias 11 e 18 de setembro. O Programa Mais Médicos Especialistas contempla áreas prioritárias de atendimento no SUS como oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ortopedia e oncologia.

O projeto Agora Tem Especialistas visa aprimorar médicos especialistas em regiões prioritárias para o SUS, a partir da integração ensino-serviço. O projeto é um novo componente do Mais Médicos e busca ampliar o acesso da população à atenção especializada da saúde pública. O foco, segundo o Ministério da Saúde, é a redução do tempo de espera por atendimento e o aumento da resolutividade.
O projeto tem como meta ofertar 500 vagas de aprimoramento para médicos especialistas na rede de serviços próprios ou contratualizados do SUS, ainda este ano. Podem participar do Agora Tem Especialistas médicos especialistas interessados em atuar na saúde pública, entes federativos e instituições e serviços de saúde formadoras de médicos especialistas. A participação acontece por meio de editais de chamamento público.




