
O Piauí foi contemplado com 15 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), fruto de um investimento do Governo Federal, por meio do Novo PAC Saúde. Os veículos vão ampliar o atendimento odontológico em áreas de difícil acesso, beneficiando populações rurais, quilombolas, indígenas, assentadas e outras comunidades vulneráveis.
Cada unidade tem capacidade de atender em média 3,5 mil pessoas. No Piauí, os municípios que receberam os veículos são Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Canto do Buriti, Curralinhos, Ilha Grande, João Costa, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Barro, Pimenteiras, Redenção do Gurguéia, Santa Filomena, Santo Antônio dos Milagres, São João da Fronteira e Uruçuí.
Em todo o Nordeste serão entregues 207 unidades, com investimento de R$ 78,65 milhões. Em todo o país, a primeira etapa prevê 400 unidades; em dezembro está programada a entrega de mais 400, totalizando 800 consultórios móveis e garantindo atendimento para cerca de 2,8 milhões de brasileiros.
As Unidades Odontológicas Móveis funcionam como consultórios completos, equipados com cadeira odontológica, aparelho de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, frigobar e exaustor, além de outros equipamentos essenciais. Para assegurar qualidade e continuidade nos serviços, a frota será renovada a cada cinco anos.
Com essa estrutura, os profissionais poderão realizar desde ações de promoção e prevenção até procedimentos especializados, como tratamento de canal, odontopediatria, cirurgias orais e próteses dentárias.




