Início Colunas Panorama: Oposição articula barulho no segundo semestre na Câmara Municipal Picos

Panorama: Oposição articula barulho no segundo semestre na Câmara Municipal Picos

Foto: Cidades na Net

A Câmara Municipal de Picos retoma as sessões ordinárias na próxima quinta-feira (05). Segundo o jornal “o Burburinho”, a bancada de oposição vai voltar do recesso parlamentar com artilharia de canhões pesada e mirada na direção do Palácio Coelho Rodrigues.

Na retaguarda

Com essa previsão resta saber se o período do recesso parlamentar será suficiente para que a bancada da situação retorne revigorada a ponto de defender o palacete do bombardeio.

Vai ser cobrado

Ainda segundo o tabloide, a bancada irá cobrar de um dos seus integrantes, posições mais firmes e enérgicas em relação ao executivo. A coluna oferece uma cocada para aquele que adivinhar a qual edil periódico se refere.

Pouco provável

Comenta-se já há algum tempo na cidade que pelo menos dois vereadores oposicionistas vêm sendo assediados pelo palácio. Segundo um político com livre trânsito nos dois grupos, é pouco provável que essa possibilidade se torne realidade. De acordo com ele, o empresário Araujinho vem dando total atenção aos que subiram e desceram morro com ele no pleito do ano passado.

Cuidado

Já outro experiente líder político, ouvido pelo colunista, em política tudo pode acontecer, inclusive nada. Para ele, não seria nenhuma novidade, se por ventura, alguns deles subir as escadas, já que dentre o grupo tem gente com perfil vira casaca.

Com a bola toda

Amigo do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) há quase três décadas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Buriti, tem andado muito próximo do secretário de Saúde e pré-candidato a deputado estadual, Aldo Gil. Nas rodas de conversas no meio político já circulam comentários de que Buriti poderá vir a ser uma das alternativas de Paraibano em projetos futuros.

Quer aparecer na foto

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) disse que uma possível primeira suplência na chapa majoritária da base governista na eleição do ano que vem não contempla seu partido. O parlamentar assegura que a legenda tem cacife para ocupar uma das três primeiras posições. Caberá ao governador Wellington Dias (PT) descascar o pepino.

Novo desafio

Revelação da política oeirense após décadas de atuação das chamadas raposas velhas, o vereador Gilmar Fontes, irá se licenciar do mandato e da presidência do Sindicato de Trabalhadores Rurais para assumir a coordenação do Pró-Piauí no território Vale do Canindé. O jovem parlamentar está em seu segundo mandato e se tornou um dos políticos mais atuantes da Capital da Fé.

Sem poder

Segundo informações de moradores de um município da região de Picos, os munícipes precisam rogar a todos os santos para eles ou um familiar só vir a precisar de uma ambulância do município em um dia que o ex-prefeito esteja comunicável. De acordo com estes, a autonomia da atual gestora anda igual a temperatura no sul Brasil, quase a baixo de zero. Pelo visto, na vizinha cidade, quem continua dando as ordens como sempre é o ex-mandatário.

Erro de cálculo

Um cabo eleitoral picoense que dizia em alto e bom som aos quatro cantos da cidade que a depender do incentivo recebido, daria um retorno satisfatório para um determinado candidato a vereador, se perdeu nos cálculos. Parece que o estímulo foi dado além do requisitado, no entanto, o resultado andou longe do prometido. Então restou ao militante, pelo menos por enquanto, tomar uma xícara de chá de sumiço.

Hegemonia em jogo

No município de Aroeiras do Itaim, o deputado Nerinho (PTB) sempre manteve a hegemonia dos votos para a Assembleia Legislativa. Lá, ele sempre contou com o apoio de todo o grupo político ligado ao ex-prefeito Gilmar Francisco. Será se a escrita vai ser quebrada no próximo ano? Já que há um acordo para que todo o grupo da oposição apoie o deputado Severo Eulálio (MDB), e o atual vice-prefeito Edilson Teixeira (PT) deverá votar em algum candidato do seu partido.