Início Colunas Panorama: Está chegando a hora de definir a cor da bandeira

Panorama: Está chegando a hora de definir a cor da bandeira

Está chegando a hora de alguns prefeitos da região de Picos se definirem. Estes gestores ornamentam os espaços com tapetes e bandeiras na cor vermelha para receber uma caravana de pré-candidatos, e poucos dias depois, os mesmos espaços são ornamentados na cor azul para receber o grupo adversário.

Dois palanques

É que os citados prefeitos estão alinhados com senador licenciado Ciro Nogueira, mas têm compromissos com os pré-candidatos a deputados da base governista. Resta saber se o senador e o governador vão permitir que os gestores estejam nos dois palanques.

Cores da política

Dizem que na planilha do ministro Ciro Nogueira, os prefeitos estão classificados por cores. Os que já estão fechados na cor verde e vermelho, para os que foram descartados, e amarelo para os indecisos. Mas, segundo os comentários, a depender do nome a ser escolhido para encabeçar a chapa oposicionista, a coloração poderá mudar.

À procura de abrigo

O deputado Nerinho (PTB) está conversando com o ex-governador Wilson Martins, presidente estadual do PSB. A legenda poderá ser o próximo abrigo do parlamentar, já que ficou impossível a sua permanência no PTB. Caso o petebista desembarque na agremiação partidária, a tendência é na janela de 2023 todos seus seguidores no município de Picos se tornem socialistas.

Reforço

Quem também poderá reforçar o time socialista são os deputados Hélio Isaias (Progressistas) e Fabio Xavier (PL). Os três parlamentares detém expressiva densidade eleitoral. Sendo eles eleitos, o PSB de Wilsão, ressurge das cinzas bastante fortalecido, principalmente se o trator, como é apelidado o ex-governador, conseguir conquistar uma cadeira na Câmara Federal.

O que será?

Nos próximos quinze dias vamos ter uma novidade muito importante na política municipal, e principalmente para reforçar a pré-campanha do secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil. Será que virá uma benção religiosa?

Coisas da política

Os números das últimas pesquisas eleitorais trouxeram a possibilidade de vitória do ex-presidente Lula (PT) já no primeiro turno. Mesmo as sondagens sendo um recorte de momento, já tem sido suficiente para algumas figuras da cidade de Picos, que em 2016 gritavam fora Dilma, começarem a esboçar um grito por ‘volta Lula’.

Calundu petista

Um pequeno grupo de petistas ranzinza que ainda existe em alguns municípios da região de Picos, embora não exponham publicamente, mas não estão satisfeitos com o governador Wellington Dias. Segundo alguns companheiros, WD está igual a um “Papai Noel”, distribuindo muitos presentes, mas para os aliados.

Equilíbrio na balança

A preocupação dos petistas é devido o pleito de 2024. É que os aliados de momento do governador serão futuros adversários do partido no âmbito municipal. Segundo um dos fundadores da legenda, eles entendem a importância dos aliados, porém só querem que sua excelência equilibre a balança.

Correndo trecho

O secretário estadual de Fazenda e pré-candidato ao Governo do Estado, Rafael Fonteles (PT), cumpre agenda na região de Picos nesta sexta e sábado. O gestor, por onde passa, demonstra muita simpatia e arrojo. Segundo comentários vindos dos municípios visitados pelo petista, em todos eles o homem foi bem recebido e ainda deu alguns nós na oposição.

No radar

O servidor público e empresário Junior Nobre (PSD) continua no radar do partido para pleitear uma vaga na Câmara Federal no pleito de outubro próximo. A afirmação foi dada pelo deputado Georgiano Neto durante visita feita ao município de Picos, nesta sexta-feira (14).

Analisando

O suplente de deputado federal Maia Filho (PL) está analisando com muita cautela a conjuntura política para poder decidir o rumo a ser seguido na luta por uma vaga na Câmara Federal. O político informou que já recebeu convite de alguns partidos, mas vai explorar o prazo que ainda tem para poder definir que número irá mandar inserir na urna eletrônica.