Início Colunas Panorama: A troca de cadeiras da oposição de Picos deixa o governo...

Panorama: A troca de cadeiras da oposição de Picos deixa o governo menos apreensivo

Foto: Luciana Santos

A bancada de oposição ao governo do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), poderá ter mais duas alterações em sua composição. O vereador Hugo Victor (MDB) já se licenciou, Renato Ibiapina (PT) poderá perder o mandato e Rinaldinho (MDB) está de malas prontas para assumir um cargo na administração estadual.

Inquietos   

Foto: Arquivo Pessoal

A turma ligada ao grupo de oposição ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas) avalia que o gestor viverá dias de sossego com a licença do vereador Hugo Victor (MDB). Eles acreditam que nem seu substituto e nem os demais integrantes da banca tenham a língua afiada como a do emedebista.

De saída

Foto: Arquivo Pessoal

Quem também poderá se licenciar da Casa Legislativa por um período, é o vereador Rinaldinho (MDB). Ele poderá assumir uma superintendência na Secretaria de Estado da Defesa Civil. Caso a engenharia se confirme, a sua cadeira será ocupada pelo segundo suplente do partido, o empresário Pedro da Coca.

Super técnico

Foto: Imagem Ilustrativa

Segundo um experiente político local, os arranjos têm um dedinho da “Força Oculta”. De acordo com a fonte, um final de semana em solo picoense é suficiente para ela dar um verdadeiro nó tático em seus ex-adversários. Como se diz na gíria do futebol, o mestre dos magos fecha a defesa, alinha o meio campo, libera o ataque e leva a torcida ao delírio.

Chagando a hora

O prazo para fechar a janela de transferência de lideranças políticas no município de Picos está prestes a se expiar. Tem atletas que estavam emprestados a outras agremiações que já confirmaram o retorno para a equipe de origem.

O que será?

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Igor Neri, pediu exoneração do cargo. Há especulações que a saída do ex-gestor, que é primo do deputado Nerinho (PTB), tem a ver com o comportamento do parlamentar na eleição que elegeu a ex-deputada Flora Isabel para o Tribunal de Contas do Estado. Será mesmo se o pedido foi uma forma de evitar o constrangimento de um cartão vermelho?

Pegando o banquinho

Foto: Arquivo Pessoal

O vereador Renato Ibiapino (PT) disse que recebeu com naturalidade a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), proferida na última terça-feira (28), que o retirou do cargo parlamentar. Com a decisão após a publicação do acordão, o vereador faz igual aos participantes de um quadro do programa Raul Gil, “Pega o banquinho e sai de mansinho”, mas o petista declarou que irá recorrer do recurso até a última instância.

Camarada otimista

Foto: Arquivo Pessoal

Já o líder comunitário Antônio Moura declarou que recebeu o desfecho da ação com muita humildade. O camarada prometeu dedicação para com o município e lealdade à bancada de oposição quando assumir o mandato.

Mais distante

Foto: Reprodução

Caso prevaleça a decisão do TRE, que validou a convenção do PC Do B picoense, a chance de o ex-presidente regional do PT, Zacarias Teixeira, ocupar uma cadeira na atual legislatura fica para lá de remota. O partido estuda um rodízio para que os três primeiros suplentes assumam o mandato por um período, mas mantendo-se o entendimento da corte, Teixeira passa ocupar a quarta suplência da legenda.

Entrarão no radar

Já os camaradas comunistas após o acordão chegar na 10ª Zona Eleitoral, sediada na cidade de Picos, e o juiz adotar os procedimentos da recontagem de votos, entraram no páreo.  Antônio Moura assume como vereador e o empresário Teles, o líder político Valmir Santos e o ex- vereador Iata Rodrigues, assumirão pela ordem, as três primeiras suplências.

Animado

Foto: Luciana Santos

Quem se animou com a possibilidade de ser mantida a decisão do TRE foi o vereador Gilson Nunes (PTB). É que caso isso venha a ocorrer, ele que se define como independente e ficará com seu passe ainda mais valorizado.

NOTA DE RESPOSTA

Foto: Cidades na Net

A assessoria da prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), vem por meio desta nota esclarecer fatos sobre o conteúdo abordado na coluna política “Panorama”, publicada no dia 25 de setembro que faz a seguinte menção: “O vereador, que faz parte do bloco de oposição, declarou que apesar de estar em seu segundo mandato, a prefeita Maria José (Progressistas) nunca se preocupou em cobrar da Agespisa melhorias no sistema de abastecimentos de água da cidade”.

Diante dessa abordagem, faz-se necessário pontuar que a gestora sempre se mostrou atenta e preocupada com as deficiências no abastecimento hídrico urbano, onde por duas vezes, em outubro de 2017 e outubro de 2019, foram promovidas Audiência Pública para discutir junto à direção regional da Agespisa melhorias no abastecimento de água. 

Além disso, a gestão municipal manteve e mantém um diálogo aberto com o órgão, buscando amenizar as deficiências existentes no sistema de abastecimento coordenado pela Agespisa, como revisão de valores na conta de água, substituição de equipamentos, entre outras demandas. Portanto, asseguramos que a informação prestada pelo vereador Ismael Borges não corresponde com a realidade.

Em suma, agradece-se o espaço ofertado para os devidos e reais esclarecimentos, bem como afirma-se que a prefeita Maria José sempre estará trabalhando pelo coletivo da população local.