Início Colunas Panorama: Petebistas e progressistas seguem plena harmonia em Picos

Panorama: Petebistas e progressistas seguem plena harmonia em Picos

Quem apostava em bafafá entre progressistas e petebista em Picos logo no início do ano, perdeu o dinheiro. Segundo fontes ligadas às duas legendas, o clima entre seus dirigentes ainda está em clima de lua de mel.

Espaço respeitado

O discurso do ex-prefeito Zé Neri, principal líder do PTB, é que uma vez o espaço do partido seja mantido e o território do deputado Nerinho não seja invadido, não haverá possibilidade de rompimento e a parceria para os dois grupos fica mantida em 2024.

Tudo combinado

Por outro lado, o que se ouve das pessoas que fazem parte da intimidade do Palácio Coelho Rodrigues, é que o prefeito Gil Paraibano irá sim manter o acordo firmado e que o reduto do deputado Nerinho será intocável.

Os videntes

Já os videntes do grupo de oposição não acreditam no clima de paz e amor entre os dois grupos políticos. Segundo um integrante do seleto grupo, é bem provável no carnaval os membros das duas agremiações partidárias já não estejam cantando o mesmo samba. Será?

Não pode

Antigos e aliados do ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido), andam indagando para quantos santos o religioso irá acender velas no pleito deste ano. Segundo um deles, o antigo mandatário parece que anda esquecendo o que aprendeu no livro sagrado.

Na trilha

O médico Gutemberg Rocha (PL) começou o ano novo como terminou o velho, abrindo trilha no caminho rumo a Assembleia Legislativa. O pré-candidato esteve em Paulistana, onde fechou parceria com o ex-vereador Nando de Abel. Ele é irmão do ex vice-prefeito João de Abel. Nando é tido como homem de palavra, bem articulado e muito querido, e detém forte lideranças no município.

Tranquilo

O suplente de vereador do município de Picos, Marcos Buriti (PTB), disse que assim como todos os picoenses, está em oração e torcendo pela plena recuperação do seu colega de partido Gilson Nunes. O vereador Gilson encontra-se internado em um hospital em São Paulo, para tratamento de saúde. O petebista disse que caso seja necessário a sua convocação, assumirá a missão, mas no momento esse não é o seu foco.

Na espera

A deputada federal Marina Santos (PL) disse que aguarda com tranquilidade o desfecho do seu partido no Piauí. A legenda abrigou o presidente da república Jair Bolsonaro, que se prepara para dar abrigo também a seus fieis seguidores.

Vão ter que rebolar

O mandatário se filiou à legenda com uma condição mandar e desmandar na sigla e proibir aliança com partidos de esquerda, e como as principais lideranças liberais no estado são alinhados com o governador Wellington Dias (PT), eles já podem ir procurando abrigo em outros partidos.

Visita indesejada

Recentemente os prefeitos das cidades de São Luís do Piauí – Kelsimar Abreu (Progressistas) -, e Ipiranga do Piauí – Elvis Ramos (PT)- receberam uma visita inesperada. Agentes da Policia Federal estiveram cumprindo mandados de busca e apreensão nos municípios.

Se explicou

Em Ipiranga, o prefeito tratou logo de se explicar. O gestor emitiu uma nota oficial afirmando que o alvo da investigação foi relacionada a atos da gestão anterior.

Haja Imosec

Já em São Luís, não se sabe se o B.O. é da atual ou da gestão anterior. O comentários vindos das bandas de lá, é que os estoques de “Imosec” das farmácias da cidade se esgotaram e até tiveram que comprar o medicamento no município mais próximo. Será por que, em!?

Na ativa

O ex-vereador Simão Carvalho (PT), mesmo sem estar exercendo mandato, não abandonou suas bases. Carvalho é visto com frequência, sobretudo, na zona rural do município. O ex-parlamentar dá sinais que não irá se aposentar da política picoense.

Tomou gosto

O vereador em exercício, Pedro da Coca (MDB), tem dado demonstração que tomou gosto pelo parlamento. Além de participar das sessões ordinárias com altivez, o homem visita constantemente as comunidades. Já há quem diga na cidade que Pedro já começou a descobrir como funciona a engrenagem, e que em 2024, uma das quinze cadeiras da Casa Legislativa será do homem.