Início Colunas Panorama: Dois picoenses poderão concorrer a uma cadeira na Câmara Federal

Panorama: Dois picoenses poderão concorrer a uma cadeira na Câmara Federal

Muitos atribuem o atraso da cidade de Picos, em detrimento à outros municípios do mesmo porte, à falta de um representante na Câmara Federal. No pleito do ano que vem, o eleitorado terá a oportunidade de contribuir para que o município conquiste este feito, pois dois políticos picoenses irão colocar seus nomes à disposição.

Vai para a disputa  

Gutemberg Rocha
Foto: Portal Grande Picos

Um é o médico Gutemberg Rocha (MDB), ele já vem conversando com dirigentes de vários partidos. Mas segundo uma fonte ligada à coluna, a conversa está mais adiantada com o Partido dos Trabalhadores.

Querendo uma vaga 

Mainha

O outro será o suplente de deputado federal Mainha (PL), natural do município de Itainópolis, mas erradicado na cidade de Picos. Maia Filho, como também é conhecido, sempre foi bem votado na Capital do Mel. Ambos irão dividir a fatia de votos com umas duas dúzias de outros postulantes ao posto.

Lá vem o trator

Wilson Martins (Foto: Reprodução)

Já é dado como certo o ingresso do ex-governador Wilson Martins (PSB) na base de apoio ao governador Wellington Dias (PT). Resta saber como reagirá seus adversários políticos em Santa Cruz do Piauí, sua terra natal, que são também alinhados com o petista.

Como fica?

Foto: Reprodução

Lá, o ex-prefeito Jurandir Martins e seu filho Barroso Neto, que é o atual gestor do município, são adversários ferrenhos do socialista. Lá já há quem aposte que ambos correm o risco de serem tratorados por Wilsão.

Perderam a esperança

Os arredores do Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder municipal em Picos, está ficando a cada dia menos povoado. Pelo visto aquelas pessoas que sonhavam com vaguinha pela porta do fundo, acabaram a esperança de conseguir.

Na parede

Sendo elogiado e tendo seu trabalho bem avaliado pelo prefeito Gil Paraibano (Progressistas), o secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, Marcos Buriti (PTB), vive um certo dilema. É que os feitos por ele conquistados, não têm agradado a cúpula petebista, que pelo visto vão lhe colocar no paredão. E aí, será se Buriti vai rodar a baiana e deixar a legenda, ou vai esperar chegar a hora do “Diga com quem vai caminhar no ano vem”?

Ágil

O prefeito de Jaicós, Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, decidiu não esperar pelo estado e está realizando reparos na PI-243, que interliga a cidade ao vizinho município de Belém do Piaui. Além do mato às margens da rodovia, a malha asfáltica está igual à tábua de fazer pirulito, de tanto buraco.

Sem instrumento

Em um município bem próximo da cidade de Picos, os munícipes vivem uma situação inusitada. Lá dizem que os pepinos que chagam para o prefeito descascar, estão sendo enviado para o ex-gestor. O antigo mandatário ao receber os frutos argumenta que até pode descascar, mas se o atual gestor mandar a faca. Moral da história é que a pessoa volta com o fruto intacto.