Início Destaque Panorama: O que fará Gil com as contas que não fecharam?

Panorama: O que fará Gil com as contas que não fecharam?

O prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas), determinou a assessores o levantamento de todos os débitos que recebeu como herança da gestão passada. Os boletos que o ex-prefeito Walmir Lima (Sem Partido) esqueceu de pagar, somados, beira a bacatela dos 20 milhões de reais.

Outros autores

Segundo uma fonte com livre trânsito no Palácio Coelho Rodrigues, o débito não é referente só à gestão do ex- mandatário. Além dos precatórios, ainda havia algumas promissórias deixadas pelo ex-prefeito Kleber Eulálio

Indagação

A pergunta que não quer calar é a seguinte: Por que não foi possível detectar as distorções de números durante o processo de transição de governo?  Ou será que houve uma bela maquiagem nas planilhas contábeis?

Harmonia total

Frequentadores das sessões da Câmara Municipal de Picos estão admirados com o comportamento dos líderes do governo e da oposição na casa, Filomeno Protela (Progressistas) e Hugo Victor (MDB), respectivamente. Ambos sentam lado a lado e chegam até a trocarem figurinha. Pelo visto tem gente que já queria que tivesse ocorrido o primeiro arranca rabo entre os dois parlamentares.

Firme e forte

Quem pensou que a candidatura do empresário Josafá Lima à prefeitura de São Luís do Piauí no pleito passado foi apenas uma aventura, está redondamente enganado, mesmo perdendo a disputa, ele continua firme com seu grupo político dando assistência às suas bases eleitorais. Neste sábado Josafá recepcionou o deputado estadual João de Deus Sousa (PT), que visitou obras que foram reivindicadas pelo empresário e estão em andamento no município.

Loucos por grana

E por falar no vizinho município, há rumores de que lá estaria havendo uma articulação para que os vereadores recebam reajuste de salário. De acordo com a lei complementar nº 173/2020, a implementação do reajuste está vedada até o mês de dezembro de 2021 para entes federativos afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavirus.

Desistiram

Os vereadores haviam aprovado as leis 23 e 24 /2020 concedendo reajuste nos salários dos quatro principais cargos públicos do município, o prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários, para a legislatura 2021/2024 em outubro ano passado, mas devido à repercussão, desistiram da antecipação e evitaram o descumprimento da lei.

Antenado

Coordenador do PROPiauí, programa que tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do Estado o empresário e político, Araujinho (PT) tem trabalhado incansavelmente. Apesar de responder por 42 municípios dos territórios Vale do Guaribas e Canindé, Araujinho tem se empenhado no acompanhamento das obras em andamento no município de Picos.

Venda em alta  

A Polícia Federal no Estado do Piauí, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado – TCE/PI, deflagrou, na semana passada a Operação REAGENTE II visando reprimir o desvio de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus em Teresina e mais quatro municípios do Piauí incluindo entre estes Picos. Dizem que teve ex-integrantes da gestão do ex-prefeito Padre Walmir, que mesmo não tendo feito parte da pasta investigada, mas por pouco não acabaram com estoques de papel higiênico de Imosec do comércio local

Tímida

Parece ter estagnado a tentativa de criação do “Aliança Pelo Brasil” partido que o Presidente da República Jair Bolsonaro (Sem Partido) pretende criar.  Pelo menos no município de Picos a iniciativa anda mais devagar que vôo de anum. Será se a aproximação do presidente com os caciques da velha política desmotivou seus seguidores no município modelo?

Juntando os cacos

Integrantes de algumas entidades do Movimento Social no município de Picos que vinham ocupando cargos públicos nas administrações dos ex-prefeitos Kleber Eulálio e Walmir Lima tentam juntar os cacos e voltar aos passado recente de luta. Resta saber se estes ainda terão um discurso capaz de mobilizar a massa como em outras épocas.

Se destacando  

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Picos, Marcos Buriti (PTB), vem demonstrando a cada dia que passar possuir habilidade com a pasta. O gestor vem sendo elogiado pela maioria que atua no seguimento do comércio local. E o que se comenta é que o homem está com o prestígio em alta com o prefeito Gil.