De última hora, o prefeito de Picos, José Walmir Lima, emitiu um decreto no qual estabelece o fechamento de supermercados, mercados, minimercados; loterias, correspondentes bancários, cooperativas de créditos e agências bancárias. A restrição é válida para os dias 04,05 e 07 de junho.
O problema é que a equipe de comunicação da prefeitura só divulgou as informações após as 15 horas de hoje (03); sendo que os supermercados, por exemplo, encerram as atividades às 17 horas por conta dos decretos emitidos pela prefeitura desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Após o conhecimento das medidas restritivas, os supermercados de maior porte no município, ficaram lotados. Os relatos de consumidores são que a população deveria ter sido comunicada em tempo hábil, já que apenas no sábado haverá atendimento nos estabelecimentos citados.
No supermercado Carvalho, por exemplo, as pessoas se aglomeravam em filas para entrar, as vagas de estacionamento se esgotaram rapidamente e dentro do prédio, um grande número de pessoas transitava pelos corredores para abastecer seus carrinhos. Em poucos minutos, filas gigantescas se formavam nos caixas.
No documento, o prefeito designa ainda: “O descumprimento das determinações constantes neste Decreto, poderá ensejar a aplicação de multa no valo de R$ 10.000,00 (dez mil reais) à R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), além de ensejar crime de desobediência (Art. 330, Código Penal) ou ainda contra a saúde pública (Art. 268, Código Penal), além das demais sanções administrativas cabíveis”.
VEJA O DECRETO: Decreto-70-2020