Início Colunas Panorama: Padre Walmir tenta fazer o caminho de volta

Panorama: Padre Walmir tenta fazer o caminho de volta

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT), bem que tentou emplacar a jornalista Maria Santana, como candidata do partido à sua sucessão. Com a caneta na mão, mas sem contar com o apoio dos verdadeiros donos da legenda no estado, e ainda com um grande pepino no almoxarifado do Tribunal Regional Eleitoral, para descascar, o gestor não conseguiu alcançar seu objetivo.

Caminho de volta

Foto: José Maria

 

No início do debate eleitoral, Padre Walmir Lima foi aconselhado a filiar sua fiel escudeira em outra legenda e indicar como companheira de chapa do empresário Araujinho, preferido do governador Wellington Dias (PT). Não entendendo a mensagem ou tentando mostrar a força, o mandatário esboçou algumas atitudes de rebeldia, mas enfim, agora ao que tudo indica, sua ficha caiu e ele tenta fazer o caminho de volta, e o pior é que agora tem alguns obstáculos.

 Tucano na disputa

O empresário Raimundo Urtiga de Sá Filho (PSDB) irá entrar na disputa pelo Palácio Coelho Rodrigues. Contando com o apoio da cúpula estadual do partido, o tucano está reunificando a sigla e conversando com outras agremiações partidárias. Para um analista político, o nome de R. SÁ, poderá dar liga no jogo sucessório.

Na berlinda

Foto: GP1

O prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus (PTB), e o vice Edilson Rodrigues Teixeira (PT), estão dependendo do voto de minerva do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, para continuarem em seus cargos. O julgamento foi suspenso pela segunda vez na última sexta-feira, 31 de janeiro, quando estava empatado em 3 a 3, em face do pedido de vista formulado pelo presidente da corte.

Sem sal

Para os vereadores da bancada de oposição, a mensagem que o prefeito Padre Walmir Lima levou ao Legislativo picoense foi insossa. Segundo um parlamentar, além de não demonstrar claramente o que há de planejado para ser executado em seu último ano de mandato, o petista ainda fez cortesia com o chapéu alheio. De acordo com um deles, muitas das obras inauguradas pela gestão foram construídas com recursos oriundos de outras esferas de poder.

Candidatura de fachada   

Eleitores de uma cidade vizinha a Picos estão suspeitando que uma pré-candidatura ao cargo de prefeito do município seja de fachada. O objetivo seria enfraquecer a posição e deixar menos onerosa a campanha do candidato governista.

O astronauta

Segundo um passarinho que rodeou os entornos do Palácio Coelho Rodrigues, não será novidade se um vereador, que nessa gestão tem se comportado como um verdadeiro astronauta, o edil flutuou entre base e oposição, possa dar mais um passo. Mas dizem que o parlamentar não está querendo fazer esse movimento, só que será obrigado ou a sua reeleição correrá risco.

Novidade

Foto: Cidades em Foco

O ex-prefeito de Santana do Piauí, Valdenilson Dias Borges, está impedido de concorrer a eleição deste ano e resolveu lançar a jovem Valéria Dias, que é filha do ex-gestor santanense, como pré-candidata a prefeita. E segundo informações vinda do município, não será surpresa se a estreante desbancar no voto a atual prefeita Maria José.