Atuante
Um aconselhador tem aparecido com frequência na cidade de Picos. Dizem, inclusive, que em suas aparições este homem está exercendo de forma bastante ativa sua maior especialidade: aconselhar algumas famílias que militam na política picoense. Segundo o que vem sendo anunciado nos alto-falantes palacianos, se os conselhos forem tomados à risca a oposição picoense poderá sofrer mais uma baixa.
Determinado
De acordo com alguns integrantes do bloco oposicionista ao prefeito Padre Walmir Lima (PT), o ex-prefeito Zé Neri (PTB) está determinado a contribuir para impedir que o petista eleja seu sucessor no pleito do ano que vem. Dizem até que Neri já se propôs a sair candidato a vice em uma possível chapa encabeçada pelo empresário e também ex-prefeito Gil Paraibano. Quem viver, verá.
Casamento de aparências
Um aliado do prefeito Padre Walmir Lima (PT) está disposto a apostar até a casa de morada se a aliança política entre os ex-prefeitos Gil Paraibano e Zé Neri vingar. Segundo ele, caso essa previsão se concretize e ambos saiam vitoriosos no pleito vindouro, o rompimento ocorreria antes mesmo da posse do eleito.
Vale tudo
Certa vez o ex-prefeito Zé Neri pagou uma promessa indo a pé de Picos até a cidade de Canindé, no vizinho estado do Ceará. Já há quem diga por aí que o romeiro fará de tudo para não ver a “Força Oculta” dando as cartas no Palácio Coelho Rodrigues a partir de 2022, inclusive fazer outra promessa nos mesmos moldes, nem que dessa vez seja para dar a volta ao mundo.
Informante
De acordo com um certo assessor do perfeito Padre Walmir Lima, um deputado que havia confirmado presença no encontro dos grupos de oposição ao gestor realizado no último sábado (11) na cidade de Picos e que não pode comparecer teria pedido ao senador Ciro Nogueira que fizesse uma avaliação da reunião. É que o parlamentar recebeu a informação de que a atividade política teria sido igual a caldo de peteca.
Cartão Vermelho
Se depender do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, os vereadores picoenses Afonsinho e Rinaldinho, ambos eleitos pela legenda em 2016, serão expulsos da sigla. Os dois foram eleitos pelo Progressistas, mas não resistiram às guloseimas oferecidas pelo prefeito Padre Walmir Lima e decidiram se fartar no banquete palaciano. Segundo o senador, já que os dois se ajoelharam aos pés do padre, vão ter que rezar junto com ele.
Fora da lista
Apesar de ainda não ter definido a quem irá apoiar em sua sucessão ao Palácio Coelho Rodrigues, o prefeito Walmir Lima (PT) já citou vários nomes como possíveis escolhidos. O curioso é que entre os mencionados pelo gestor apenas a jornalista Maria Santana pertence ao Partido dos Trabalhadores. Pelo visto os demais pré-candidatos da legenda não fazem parte dos planos do religioso.
Se lançaram
Como não tiveram seus nomes lembrados como possíveis pré-candidatos apoiados por Padre Walmir, os petistas Zacarias Teixeira e Wellington Dantas resolveram se autodeclarar postulantes ao posto. Será que vinga?
Igual a Karolina com K
O jornalista Zózimo Tavares escreveu em sua coluna que a montagem do secretariado do governador Wellington Dias (PT) foi igual a “Karolina com K”, uma das músicas de maior sucesso do repertório do sanfoneiro Luiz Gonzaga, onde ele conta como dividiu com um colega a renda de uma festa na qual tocaram a noite inteira:
– Um pra eu…um pra tu…um pra eu…
– Um pra eu…um pra tu…um pra eu…
Já a reforma administrativa do prefeito Padre Walmir foi:
– Um pra eu… um pra alguém meu e um pra alguém de alguém meu…
De camarote
O prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes (PDT), disse que irá apoiar um nome de sua base de sustentação na eleição do ano que vem. Segundo o pedetista, provavelmente uma pesquisa de opinião irá indicar o postulante. No pleito de 2016, foram três grupos: “Bezerrão”, liderado pala família Maia; “Pipoco”, que teve a frente o líder político Zé Carlos; e “Miséria”, este último sob a batuta do atual gestor. Notícias vindas daquelas bandas dão conta de que no momento atual o “Pipoco” virou silêncio e o “Bezerrão” se transformou em um Bezerrinho.
Levou uma rasteira
O suplente de deputado Mainha (Progressistas), que estava cotado para assumir um cargo no primeiro escalão do governo de Wellington Dias (PT), foi escanteado no apagar das luzes. Mainha disse que não acredita que o veto ao seu nome tenha sido um pedido de lideranças do PT de Itainópolis e jura de pés juntos que votou e pediu votos para o índio na eleição do ano passado.
Haja caneta
O governador Wellington Dias (PT) de uma só canetada efetuou quase mil nomeações para várias pastas da administração estadual. Ao tomar conhecimento da notícia, um prestador de serviço de órgão do estado em Picos que amarga três meses de atraso de salários fez uma afirmação interessante. Segundo ele, de três uma: ou os novos funcionários são ricos e não precisam de remuneração ou vieram do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu. Por último, ele indagou se a Lei Áurea não foi revogada. O que será que o rapaz quis dizer?
Agora pode
As nomeações em sua grande maioria são de pessoas ligadas aos deputados de partidos da base aliada e da própria legenda do governador. Em outras épocas uma ação dessas para o PT seria motivo para uma grande manifestação. O que mudou?
Tudo Novo
Foi criado em Picos um núcleo do Partido Novo, o grupo é formado por estudantes, trabalhadores e profissionais liberais e está sendo coordenado pelo médico Maurício Sousa. Segundo ele, a ideia é já participar do processo eleitoral do próximo ano trazendo a bandeira da nova política.
A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP.