Após o aumento salarial dado aos funcionários do comércio de Picos, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), Tertuliano Passos, vê boas perspectivas para a economia local.
Tertuliano acredita ainda que em 2019 o comércio picoense deve apresentar bons índices, já que algumas mudanças foram feitas, como por exemplo, a extensão da jornada de trabalho para domingos e feriados. Segundo ele, a medida tende a gerar mais empregos e movimentar a economia.
“A possibilidade que a gente tem de abrir o comércio e poder ficar mais tempo aberto, você poder abrir no sábado até mais tarde, poder abrir no domingo, desde que você tenha movimentação, isso cria a oportunidade de mais postos de trabalho. Com certeza a gente vai oferecer muito mais postos de trabalho para os trabalhadores de Picos. Então a gente avalia isso como muito positivo”, reiterou.
Passos disse ainda que a conquista do ganho real no salário dos comerciários são méritos conquistados através do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Servidores de Picos, o Sintracs. O reajuste dado foi maior que a inflação e superior a outros municípios piauienses, inclusive Teresina.
“Isso se deve à atuação do sindicato dos empregados, eles são bastante atuantes e por conta disso que esses valores ficaram um pouco acima da média, mas para nós é positivo, porque vai circular esse recurso dentro da cidade de Picos. E nós temos a possibilidade, inclusive, que os empresários possam aumentar as vendas dentro do município”, opinou.
O presidente do Sindilojas pontuou que o comércio do Piauí tem grandes chances de crescimento a partir deste ano. “A Fecomércio divulgou uma pesquisa no início do ano, de que o consumidor está mais confiante em relação a 2019, então o consumidor estando mais confiante, ele volta a fazer compras. Então o comércio em si, de todo Estado do Piauí, nós acreditamos que vai sofrer várias alterações para melhor, e o comércio de Picos não vai ser diferente, Picos tem uma tradição de ser um comércio arrojado, bem atuante e principalmente, porque ele atende várias regiões, não se limita só a Picos, mas várias cidades próximas, e ela tem influência sobre a atividade comercial. Então a gente acredita muito que esse 2019 vai ser o ano da arrancada da atividade comercial”, finalizou Tertuliano Passos.
CONFIRA A ENTREVISTA COM TERTULIANO PASSOS