A Associação Comercial e Industrial da Grandes Picos (ACINPI), em parceria com o Sindicato Patronal e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), promoveu na noite desta sexta-feira (15) uma palestra voltada para a classe empresarial picoense.

O evento foi realizado no auditório do prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e teve como objetivo orientar o empresariado local sobre reforma trabalhista e recuperação tributária. Além do presidente da Federação do Comércio do Piauí (FECOMERCIO), Valdeci Cavalcante, ainda palestrou no evento o advogado Márcio Tinoco, especialista em tributação fiscal.

O presidente da ACINPI, José Rivaldo de Sousa, disse que as duas palestras são o ponto de partida para uma série de ações que as entidades desenvolverão em parceria, no intuito de melhorar cada vez mais o desempenho da categoria. “Essa é a primeira de várias atividades que pretendemos fazer. É assim que pretendo trabalhar durante minha gestão à frente da associação”, destacou.

Empresário José Rivaldo de Sousa (Óticas Riveliny) – Foto: Assis Santos

Já o presidente da FECOMERCIO no Piauí, Valdeci Cavalcante, destacou os impactos positivos promovidos com a aprovação da reforma trabalhistas, mesmo antes dela entrar em vigor. “Essa questão do acordado sobre o legislado é muito importante para fortalecer as entidades sindicais e patronais, e vai gerar uma paz entre patrões e empregados, que poderão então firmar acordos com garantias jurídicas”, explicou.

O advogado tributarista Márcio Tinoco abordou as últimas decisões judiciais que diminuem a carga tributária para os comerciantes e possibilitam a economia no pagamento de tributos. “A carga tributária é de certa forma perversa para o empregador; e no Estado do Piauí ela é ainda mais agressiva”, acentua.

Advogado Márcio Tinoco – Foto: Assis Santos

Além das duas palestras, no encontro também houve a doação de 350 livros de autoria do advogado Valdeci Cavalcante para entidades filantrópicas da cidade.

ENTREVISTAS:

Márcio Tinoco:

Valdeci Cavalcante:

Rivaldo Riveliny: