Mais uma localidade da zona rural de Geminiano foi contemplada com as ações de saúde implementadas pela administração do prefeito Erculano Carvalho e do vice-prefeito Luiz Gonzaga. Na noite do último sábado (16), a gestão “Governo de Um Novo Tempo” uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Assentamento União. A unidade servirá como ponto de apoio para a atuação de médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos e agentes comunitários de saúde e endemias que atuam na área.

Em pronunciamento, o secretário de Saúde José Genivaldo, o “GG”, destacou a importância da obra para a comunidade e reafirmou o seu desejo de ofertar serviços de qualidade para a população. “Nesta ocasião, reafirmamos aqui o nosso compromisso de estarmos sempre primando pela qualidade nos serviços ofertados para os usuários dos serviços de saúde disponibilizados aqui”.

Erculano Carvalho destacou o sentimento de honrar mais um compromisso assumido com as famílias residentes no assentamento e ainda agradeceu ao secretário de Saúde pelo empenho e zelo com que vem gerindo a pasta. “Temos a alegria de inaugurar mais uma UBS, um espaço apropriado para que a população seja bem atendida e que a equipe possa desempenhar o trabalho de forma digna”, celebra o gestor.

Além de familiares e amigos, acompanharam a solenidade de inauguração os secretários municipais Érica Carvalho, Educação; Eufrásia Nascimento, Agricultura; Fábio Araújo, Cultura; Paulo de Tarso, Finanças; e Faustino Oliveira, Infraestrutura.

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Milton Vieira e Netinho, do odontólogo José Rivaldo Cipriano, do deputado estadual Nerinho, do vereador picoense José Luís, do ex-prefeito de Picos José Neri, e da secretaria de Saúde de Picos Socorro Carvalho.

Homenagem

A UBS recebeu o nome de Tia Jany (in memoriam) em homenagem a Francisca Jany Campos Ibiapina, que além de ter residido, também trabalhou como professora na comunidade.

Jany Campos era filha do tenente aposentado Benigno Campos e da vereadora licenciada Mazé Campos, que agradeceu ao secretário “GG” pela homenagem prestada à memória da filha. “O sentimento de toda a nossa família é de gratidão ao secretário por ter reconhecido o trabalho desempenhado por ela, sobretudo como educadora e no movimento comunitário”, frisou a mãe.

Nascida no dia 24 de janeiro de 1983, Francisca Jane da Silva Campos Ibiapino morou boa parte da sua adolescência como assentada. Após concluir o curso de Pedagogia, a professora retornou como servidora pública lotada na Secretária Municipal de Educação, tendo lecionado por mais de cinco anos.

Jany Campos era casada com o empresário Wagner Leal Ibiapino, com quem teve dois filhos, Ruan Victor e Maria Vida. A jovem professora faleceu no dia 4 de dezembro de 2016, aos 33 anos, vítima de um quadro de meningite.