Começou nesta segunda-feira (23) e segue até o próximo dia 3 de novembro mais uma edição da Prova Brasil. Todas as escolas públicas e particulares do município de Picos participarão.
Esse ano a prova conta com duas novidades: a participação dos estudantes do ensino médio das escolas privadas e a inclusão das salas de aula a partir de 10 alunos, além disso a supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Picos, Roseli Moura Luz, explica os pré-requisitos que as escolas devem ter para participar. “A Prova Brasil é feita no quinto e nono ano, então em todas as escolas que tiverem essa modalidade de ensino serão realizadas as avaliações”, pontua Roseli.
São avaliados na prova os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa, sendo calculado o desempenho por cada escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Estima-se pelo Inep que 2,4 milhões de estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas públicas e privadas participem da Prova Brasil, já o governo prevê que façam as provas cerca de 7,5 milhões de estudantes.
A Prova Brasil é uma das três avaliações que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sendo um meio de avaliar a qualidade do ensino oferecido pela rede pública e particular no Brasil.
ENTREVISTA: Roseli Moura Luz – Prova Brasil