Início Destaque PANORAMA: O rebanho de Padre Walmir está sem um líder

PANORAMA: O rebanho de Padre Walmir está sem um líder

Sem líder
O prefeito Walmir Lima (PT) está momentaneamente sem liderança na Câmara Municipal de Picos. O cargo era ocupado pelo vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), que divulgou uma carta onde entrega o posto e agradece a confiança nele depositada pelo gestor. O petebista ainda se comprometeu a continuar defendo a administração petista, mas, nos bastidores, os comentários são de que o parlamentar era um líder sem liderados.

Chaguinha deixa liderança do governo na Câmara de Picos -Foto: José Maria Barros

Conversa Franca
O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva (PSB), apesar das dificuldades encontradas desde do início da gestão, tem demostrado muita habilidade para lidar com os problemas. Como teve uma forte atuação no movimento sindical, uma marca que está caracterizando seu governo é o diálogo com a comunidade.

José Valdinar, prefeito de Padre Marcos – Foto: Reprodução

Linha Dura
Enquanto uns gestores são abertos ao diálogo com seus governados, um certo prefeito da região de Picos vive como um ditado popular e parece que tem o rei na barriga. Com ele tem que ser cada pingo no “i” – e ai de quem não obedecer. Lá a orientação das pessoas mais próximas do gestor para os do baixo clero é que “quem tem cabeça, tem juízo”, e por vias das dúvidas o certo é não contrariar o mandatário.

Saudade
Não dá para mensurar se o nome do ex-coordenador de iluminação pública Ramon Alves é mais lembrado pelos vereadores picoenses antes ou após o serviço ter sido terceirizado. Quando ele, esteava responsável pelo setor, os parlamentares aproveitavam a tribuna para fazer reivindicações para as comunidades e agradecer quando as demandas eram atendidas. Agora, o discurso dos parlamentares dá até para fazer uma parodia da música do cantor Pablo: “Saudade, Ramon! Saudade, Ramon!”.

Sem as bênçãos do padre
Já é fato consumado que o prefeito Walmir Lima (PT) não dará apoio exclusivo ao vereador petista Wellington Dantas no seu projeto de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí em 2018. Segundo pessoas próximas ao gestor, sua estratégia é manter o apoio à deputada Flora (PT) e de quebra não arrumar querelas com os aliados Nerinho (PTB) e Severo Eulálio (PMDB).

Padre Walmir e Flora Izabel – Foto: José Maria Barros/GP1

Os dias eram assim
O Partido dos Trabalhadores, ao longo de sua trajetória, foi marcado por muitas disputas. Para os críticos, brigas, já para o partido, disputas internas e exercício de democracia. E agora, no Diretório do PT de Picos, muitas discussões estão prestes a acontecer: É que o presidente da legenda, Zacarias Teixeira, anunciou que a sigla irá bancar a pré-candidatura do vereador Wellington Dantas a deputado estadual nas Eleições 2018, e na visão de alguns analistas, aqueles que defenderem a indicação do partido podem não ser bem vistos aos olhos do Palácio Coelho Rodrigues. Será?

PT reúne filiados e confirma pré-candidatura de Wellington Dantas – Foto: Wesley Monteiro

Viver é melhor que sonhar
É como diz um trecho da música “Como Nossos Pais”, de autoria do saudoso cantor e compositor Belchior: “viver é melhor que sonhar”. Mas parece que não é isso que pensam algumas lideranças ligadas ao ex-prefeito Gil Paraibano (PP). Estes, parece que vivem dia e noite sonhando com o empresário assumindo o cargo máximo do município. E agora: viver ou sonhar?

Vai ter que se explicar
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou procedimento administrativo para que seja analisada denúncia de uma possível irregularidade relacionada ao concurso público que não foi realizado pelo município de Dom Expedito Lopes. Está sendo investigada a não devolução do valor referente a de taxa de inscrição do certame.


A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP.