Como cachorros com sarna

Foi assim que a imprensa picoense foi tratada pela assessoria do ex-presidente Lula (PT) durante a solenidade de entrega do Título de Cidadão Picoense concedido ao petista. No local da solenidade havia um espaço reservado para autoridades e neste espaço também abrigaram os jornalistas locais, mas pouco antes do líder político chegar, os profissionais da comunicação foram convidados a se retirar do recinto acompanhados por seguranças. Alguns colegas que tentaram questionar a assessoria do ex-presidente foram enxotados pela segurança igual cachorro de pé de churrasqueira.

Assessora chama seguranças para retirar imprensa do local – Foto: José Maria Barros/GP1

Não foram os únicos

Os jornalistas picoenses não foram os únicos maltratados pela assessoria do ex-presidente Lula. Há relatos de várias lideranças políticas petistas – algumas até com status importante no meio político regional – que também foram vistos como vira-latas.

Bico calado

Há uma secretaria da administração municipal de Picos onde os servidores que ocupam cargos importantes na pasta estão proibidos de conceder entrevistas. Lá, gravar com jornalistas só pode o senhor secretário ou sua pessoa de confiança.

Antes cedo do que nunca

Mesmo faltando mais de três anos para as eleições municipais, o deputado Nerinho (PTB) já lançou seu colega e atual vice-prefeito Edilson Carvalho como pré-candidato à sucessão do prefeito Walmir Lima (PT). Mas analistas da política local avaliam como prematuro o debate, pois, segundo estes, ainda falta muito tempo até as eleições municipais e Carvalho já pode chegar à época pra lá de sapecado. Por outro lado, um petebista da intimidade da legenda crava: antes cedo do que nunca.

Deputado Nerinho – Foto: José Maria Barros/GP1

Pode queimar

Dizem que durante a passagem do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) pelo Estado do Piauí, alguns prefeitos e pretensos candidatos nas eleições de 2020 aproveitaram para fazer fotografia com o companheiro já pensando em usar as imagens na época do pleito. Porém, com os últimos desdobramentos da operação Lava Jato alguns já falam em apagar as fotos dos seus aparelhos celulares e das redes sociais.

Prematuro

Para o deputado Severo Eulálio (PMDB), é prematuro o debate em torno da sucessão do prefeito Walmir Lima (PT), que só ocorre em 2020. Na semana passada, seu colega no parlamento, o deputado licenciado Nerinho (PTB), havia lançado o vice-prefeito Edilson Carvalho como pré-candidato ao cargo.

Deputado Severo Eulálio – Foto: Fabrício Sousa/Grande Picos

Reforço

Eleitos pela bancada da oposição, os vereadores do município de Jaicós Benedito Alencar da Silveira e João Bosco Evangelista Lima viraram a casaca e aderiram ao grupo político do prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD).

Os dois parlamentares pertencem aos quadros do PMDB. Agora, com as novas adesões, o prefeito deixa o grupo oposicionista, que já vinha capengando, ainda mais fragilizado e ocupando apenas três das onze cadeiras existente no legislativo jaicoense.

Frustrou

Dizem que um grupo de picoenses estava disposto a vaiar o prefeito de Picos, Walmir Lima (PT), durante o desfile cívico-militar da independência, onde o gestor desfilaria em carro aberto. Alguns críticosrelatam que ainda tentaram, mas como a tentativa não ganhou coro resolveram meter a viola no saco.

Walmir Lima – Foto: Fabrício Sousa/Grande Picos

Tímida

Um dos momentos mais esperados no desfile cívico-militar da independência em Picos era a passagem do pelotão do “Grito dos Excluídos”, sobretudo em razão do conturbado momento que vive a política brasileira. Mas a manifestação foi tímida e poucas mazelas locais foram trazidas pelos organizadores do ato.


A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP.