O clã nerista – composto pelo ex-prefeito Zé Neri (PSB), o deputado Nerinho (PT) e a vice-prefeita Xandú Neri (PSB) -, reuniu seu grupo político na noite de ontem para receberam a pomba da paz. Segundo um dos membros da nação da fé, quatro pontos foram tratados na reunião:
Dia do fico
O primeiro ponto que ficou decido é que não haverá rompimento com a gestão do prefeito Pablo Santos (MDB), ao qual ajudaram a eleger. A ideia é aproveitar o espaço destinado pelo gestor e acomodar na medida do possível os seguidores da legião nerista.
Um passo atrás
Em segundo lugar foi determinado que o deputado Nerinho descarte a pré-candidatura à prefeito e siga torcendo e trabalhando para que Pablo Santos faça uma gestão exitosa e busque a reeleição.
A maioral
No terceiro ponto, uma pequena parcela do grupo adentrou na legião na fase de pré-campanha do ano passado e vinha demonstrando muito descontentamento com os líderes da nação. Estes pediram para a vice-prefeita Xandu Néri assumir a coordenação política do PSB junto à gestão. Esse agrupamento até já ganhou um apelido, eles são chamados de turma da ralé. Mas a figura que batizou a classe afirmou que não quis ofender se o apelido soar com tom pejorativo.
Como era antes
Por último, os pupilos clamaram para que o ex-prefeito Zé Neri continue como o líder maior. Sendo assim, o romeiro continuará com a missão de doutrinar os comandados.
Ausente
Quem não deu o ar da graça na reunião nerista foi o primeiro suplente Beron Filho (PSB). Em contato com a coluna, o socialista justificou sua ausência do piquenique. Ele afirmou que se encontra em viagem ao estado da Bahia conhecendo experiências exitosas no seguimento do agronegócio. Beron deve assumir uma secretaria voltada para este setor, que será criada na reforma administrativa que o prefeito Pablo pretende enviar para a Câmara Municipal.
Decisão acertada
Beron Filho demonstrou felicidade com o desfecho do encontro. De acordo com ele, o que houve foi apenas um descompasso e que o prefeito Pablo Santos reconheceu sim a importância do grupo nerista, contemplando bem o partido. Conforme a possibilidade de rompimento político, não foi ventilada e no seu ponto de vista, não havia razão para tal medida.
Boa escolha
A secretária de Esportes do município de Picos, Dayane Rufino, fez uma excelente aposta ao convidar o bacharel em direito e cronista esportivo Domingos Sávio para ocupar a função de coordenador municipal de Esportes. Filho de Roberval Leite, um dos pioneiros da crônica esportiva piauiense, ele desde criança vive no meio do cenário esportivo. A escolha de Sávio agradou tanto os boleiros, como os adeptos de outras modalidades esportivas.
Sem contenda
O presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores vereador Wellington Dantas afirmou à coluna que não acredita que haverá disputa no Processo de Escolha Direta (PED), previsto para o meio do ano. W Dantas ressaltou que apesar de os filados terem o direito de pleitear o comando da legenda, ele acredita que será construído um consenso. Será mesmo se a paz vai reinar no reduto dos companheiros?
Surpreendendo
A agrônoma do Maria Kazé (PT) está se sobressaindo muito bem e obrigado na Secretaria da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), natural do município de Jaicós. Ela se destacou militando Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Kazé concorreu a uma vaga na Câmara Federal na eleição de 2022 e obteve 3.657, o que correspondeu a 0,19% dos votos válidos. O bom desempenho nas unas, aliado à sua competência, lhe rendeu um convite do presidente da companhia para assumir o cargo na autarquia.
Mostrou que sabe
A petista vem sendo um importante elo para os prefeitos da região na Capital Federal, além disso, ela teve uma importante conquista pessoal. O programa “Arroz da Gente”, idealizado por ela, foi abraçado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e pelo presidente da Conab, Sílvio Porto. A inciativa visa incentivar a produção de arroz em algumas regiões dos estados nordestinos.
Descascando pepino
Segundo fontes ligadas ao prefeito de Aroeiras do Itaim, Marciano Macedo (PSD), o processo de transição de governo não mostrou nem a terça parte dos pepinos existentes no município. O gestor está se virando nos trinta para colocar a máquina pública para funcionar, mas dizem que há situações que talvez seja necessária uma força tarefa de videntes para tentar desvendar.
Será mesmo?
Os burburinhos que rodam na “Capital do Mel”, caso se configure, o grupo do ex-prefeito Gil Paraibano (progressistas) irá se resumir à sua família e mais meia dúzia de aliados de primeira hora. Dizem que importantes nomes da base do ex-gestor estão sendo assediados por deputados alinhados com os palácios Coelho Rodrigues e Karnak. Será se paraibano tá ou não tá OUVINDO isso?
Bem na fita
O secretário municipal de Obras de Picos, Marlon Bezerra, tem conseguido importante alinhamento com diversos órgãos públicos das diferentes esferas de governo, como também de outros seguimentos da sociedade picoense. O gestor pertence ao grupo político do deputado Nerinho, que mesmo tendo andado um pouco distante da gestão, tem demonstrado contentamento com os quadros do seu grupo político que compõe a administração municipal.
Importantes parcerias
Uma das importantes parcerias que foi conseguida por Marlon Bezerra foi firmada com 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC). A cooperação possibilitou a resolutividade de diversos problemas estruturais provocados pelos efeitos das fortes chuvas que caíram na cidade de Picos no início do ano. Marlon já ganha notoriedade pela forma que vem conduzindo a pasta, atencioso com quem lhe procura e falando apenas o necessário.
Pensando alto
O ex-vereador Marcos Buriti (PSD) informou à coluna que irá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa na eleição do próximo ano. O ex-parlamentar adiantou que foi procurado por dois partidos que têm interesse em sua candidatura ao parlamento estadual. Ainda segundo ele, as tratativas estão acontecendo e breve ele anunciará seu destino partidário.
Bateu asas
Candidato a vereador na eleição de 2020 passado, o líder Maciel Lima fechou parceria política com o deputado licenciado Thales Coelho (Progresistas). Lima concorreu na época pelo finado PTB e obteve 26 votos, o equivalente 0,06%. O ex-candidato afirmou que está disposto a subir e descer morro na caça ao voto para o deputado na eleição do ano que vem.