Início Destaque Delegado geral autoriza criação da Delegacia de Homicídios em Picos

Delegado geral autoriza criação da Delegacia de Homicídios em Picos

Delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko Leal (Foto: GP1)

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko Leal Paraíba, autorizou a criação da Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL) no munícipio de Picos devido a necessidade e reorganizar as unidades policiais na localidade. A medida ocorre por meio da Portaria Normativa nº 15/2021, que foi publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (25).

Com a nova mudança, a DHTL vai ficar responsável em investigar e solucionar crimes contra a vida, que envolvem menores de idade e idosos, incluindo latrocínio tentado ou consumado. Além desses, os crimes de tráfico ilícito e uso indevido de entorpecentes.

Já o 1º Distrito Policial de Picos, antes responsável por toda e qualquer investigação criminal na cidade, ficará a cargo somente de crimes contra o patrimônio e contra a fé pública. O 2º Distrito Policial de Picos será responsável pela apuração de crimes previstos no estatuto do desarmamento; crimes contra a administração pública; atos infracionais praticados por criança e adolescentes; crimes previstos no estatuto da criança e do adolescente; crimes previstos na lei nº 9.506/1996 (crimes de trânsito) e todos os procedimentos policiais dos municípios de Francisco Santos, São José do Piauí, Sussuapara e Dom Expedito Lopes.

Picos também conta com a Delegacia da Mulher de Picos, responsável pela apuração de crimes envolvendo violência contra a mulher baseada em gênero, inclusive feminicídio, além da apuração de todos os casos em que for vítima criança ou adolescente. A delegacia também atende todos os procedimentos policiais da mesma natureza dos municípios de Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, Itainópolis, Vera Mendes e São Luís do Piauí.

A Polícia Civil atua na cidade ainda com a Delegacia da Regional de Picos e Central de Flagrantes de Picos que vão continuar com suas funcionalidades.

GP1