Início Destaque Panorama: Ainda não subiu fumaça branca na chaminé da Câmara Municipal de...

Panorama: Ainda não subiu fumaça branca na chaminé da Câmara Municipal de Picos

Conclave da Câmara

No conclave para a eleição da Câmara Municipal de Picos, o que parecia definido poderá vir a não acontecer. É dado como certo que nos primeiros dois anos, a Mesa Diretora da Casa Legislativa será comandada por um vereador petebista. Os parlamentares se reuniram na última quinta-feira (24), em um restaurante da cidade, mas a fumaça que subiu na chaminé ainda foi escura. Pelo visto será necessário outros encontros para que a fumaça branca possa aparecer.

Pedra no meio do caminho

Foto: Reprodução

Nos bastidores, era dado como certo que a presidência ficaria sob a batuta do vereador Chaguinha, mas parece que surgiram algumas pedras no caminho do parlamentar. Resta saber se o petebista terá jogo de cintura para se desviar dos empecilhos.

Um voto a menos

Dizem que os vereadores que farão oposição ao prefeito Gil Paraibano, em seu terceiro mandato, poderão lançar uma chapa para disputar a Mesa Diretora da Câmara. Mas já se comenta nos bastidores da política local, que apesar do bloco já estar em desvantagem numericamente falando, ainda poderá ter um voto a menos. Caso isso ocorra, fica a indagação: quem pularia do barco?

Mistério

O futuro secretariado do prefeito eleito Gil Paraibano (Progressistas), está igual a música “Mistérios da Meia-Noite”, do cantor e compositor Zé Ramalho, que você nunca, não sabe nunca, se vão, se ficam, quem vai, quem foi convidado a fazer parte da futura gestão.

Alto preço

Uma liderança política da cidade de Picos que disputou uma vaga na Câmara Municipal pelo grupo vitorioso, e obteve menos de cinquenta votos, sonha com um importante cargo a partir de janeiro próximo. Mas como o critério adotado para ocupar espaço nas administrações, é o número de votos, talvez ele consiga uma vaga de vigia.

Limpado as gavetas

Enquanto alguns secretários do atual prefeito Walmir Lima (Sem Partido), estão limpando as gavetas para entregarem aos seus sucessores, outros rogam aos pés do atual gestor para que ele interceda junto ao próximo comandante do Palácio Coelho Rodrigues. Tem gente querendo ficar, mesmo que a partir de primeiro de janeiro passe a ocupar a antessala.

Prova dos nove

Foto: Daniela Meneses

O secretário parlamentar, Fabio Dias (Podemos), que disputou a prefeitura municipal de Itainópolis no pleito deste ano e ficou na última colocação, obtendo 108 dos 7.571 votos validados pela Justiça Eleitoral, disse que tirou a prova dos nove em relação à votação por ele recebida. Segundo Dias, seus votos sumiram devido um percentual do eleitorado não querer a permanência do grupo político comandado pelo prefeito Paulo Lopes (PDT), e outra parte temia a volta da família Maia ao poder no município.

Foi à justiça  

O empresário Dannúbio Araújo (Progressistas), que disputou a prefeitura de Dom Expedito Lopes, e ficou em segundo lugar na disputa, pela coligação “Resgatar a verdade e o compromisso”, entrou com uma de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), no Cartório Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral, contra o prefeito reeleito, Valmir Barbosa e a vice-prefeita eleita, Evanil Conrado, ambos do Republicanos, por suposta capacitação ilícita de sufrágio, a popular compra de voto. Segundo pessoas lidas ao denunciante, na peça há provas robustas contra a chapa vitoriosa.

Na risca

Foto: Imagem Ilustrativa

Em município da região de Picos, que inclusive é considerado feudo de uma família, o atual prefeito conseguiu, por uma pequena diferença, eleger seu sucessor. Mas o que se comenta nas bandas de lá, é que o grupo político ao qual o atual mandatário pertence, não sairá de cena e que o futuro gestor só assinará no local que os chefes do grupo fizerem um xizinho.

Nada mudou

Foto: Assis Santos

O empresário Josafá Marques (PT) não se abateu com a derrota nas urnas em São Luiz do Piauí no pleito de 15 novembro passado. O petista está visitando suas bases agradecendo os votos recebidos e reafirmando o compromisso assumido com a população, de continuar lutando por melhorias para o município.

Em campanha   

Foto: Gelimar Moura

O prefeito reeleito de Francinópolis, Paulo Cesar (Progressistas), anunciou que é pré-candidato à presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Ele esteve na cidade Picos na manhã deste sábado (26). O prefeito parece estar bastante otimista com a campanha, e disse que ainda acredita em um consenso na eleição da entidade.