A jornalista Maria Santana (MDB) pediu exoneração do cargo que exercia de diretora administrativa do Centro Integrado de Especialidades Médicas de Picos (CEIM). Tida como braço direito do prefeito Padre Walmir Lima (PT), a jornalista ocupou diversos cargos na gestão do petista. Mas ao que tudo indica, a “Senhora do Destino” irá tomar um novo rumo político e deixar a asa do atual mandatário.
Foi no pacote
Quem também deixou a gestão do prefeito Padre Walmir Lima, foi a advogado Armínio Carvalho. Ele foi exonerado da Secretaria de Governo. Carvalho também foi titular da pasta do Meio Ambiente e integrou por um tempo o chamado núcleo duro do Palácio Coelho Rodrigues. O advogado é esposo da jornalista Maria Santana e ambos faziam parte da intimidade do Governo Municipal.
Quem fica?
Uma pergunta está sendo feita à boca miúda nos quatro cantos da cidade. Se até a “Senhora do Destino” e o quase senhor dos anéis abandoaram o prefeito Walmir Lima, quem vai ficar para descer as escadas palacianas com o petista em 31 de dezembro deste ano?
Sem teta
Alguns integrantes do PCdoB picoense pediram exoneração dos cargos que ocupavam na gestão do prefeito Walmir Lima, mas foram compensados com cargos no Governo do Estado. Resta saber uma coisa, no governo municipal a legenda tinha uma teta que dava para amamentar muitos camaradas, já na administração estadual, o leite será servido em uma mamadeira. Será se vai dar para alimentar todos?
Não escaparam
Nos bastidores da política local comentava-se que o prefeito Walmir Lima não teria coragem de exonerar pessoas indicadas pela força oculta, para compor o quadro de servidores do município. Mas, ao que tudo indica, a obediência que o mandatário detinha para com seu aconselhador, parece não existir mais. Segundo uma fonte da coluna, vários apaniguados do mestre dos magos foram dispensados sem ter o direito sequer de limpar as gavetas.
O homem do presidente
O pré-candidato a prefeito de Picos, Junior Nobre (PSD), esteve recentemente em Brasília. Na Capital Federal, o empresário teve uma série de agendas com vários integrantes do primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro (Sem Partido), com quem o empresário também conversou. Nobre aproveitou para apresentar o potencial da cidade de Picos, e também os problemas que o município enfrenta. O pré-candidato disse estar otimista e que em breve os picoenses poderão colher frutos através do canal direto que ele tem com o Planalto.
Reforço
Em São Luís do Piauí, o pré-candidato Josafá Lima (PT) recebeu várias adesões na reta final da pré-campanha. O comerciante “Vandeco Pio”, irmão do atual prefeito Renato Pio, aderiu ao grupo que faz oposição ao atual gestor. Também declararam apoio ao petista, o ex-vice-prefeito Francisco de Assis de Sousa, o De Assis, e o líder político Francivaldo Barros. Além contarem com o apoio dos seus familiares, eles ainda detém expressiva liderança política no município.
Bem na fita
Em Geminiano, o jovem empresário Jaylson Campos (PSD) está com sua pré-candidatura consolidada. Ele terá como companheiro de chapa o ex-vereador Azul. Os dois estão percorrendo o município, e segundo uma fonte próxima a ambos, eles estão supressos com a boa receptividade que estão recebendo por parte da população.
Novidade
A política picoense contará para a eleição deste ano com uma surpresa, a jovem advogada Ingred Costa Ibiapina (MDB), filha do bioquímico e advogado, Urbano Ibiapina. A jovem disse ver no pleito de novembro próximo a oportunidade para renovar e resgatar os reais valores da política e dos munícipes em Picos, prezando, acima de tudo, com seriedade, transparência e participação das pessoas nos caminhos traçados para a cidade.
Mudou a tática
Diferente da estratégia adotada no pleito de 2016, o pré-candidato a vereador Marcos Buriti (Progressistas) anda correndo de boleiros como o diabo correu da cruz. Na eleição passada o empresário queimou todos os cartuchos com a turma da bola e do pagode, mas retornou político. A articulação não lhe foi suficiente para o livrar das presas da leitoa.
Sinal Verde
Segundo comentários vindos de Santana do Piauí, a jovem Valéria Dias (PSD), pré-candidata a prefeita parece ter engatado uma quinta marcha em sua corrida rumo ao comando do poder municipal. Lá parece que a atual gestora, a professora Maria José (Progressista), se demorar no pit stop, corre um sério risco de ser ultrapassada pela concorrente.