Início Colunas Panorama: Para continuar a comer do pirão tem que levar do cinturão...

Panorama: Para continuar a comer do pirão tem que levar do cinturão de Padre Walmir

Ao confessionário                                

Dizem que após o rompimento do prefeito Padre Walmir Lima com sua base aliada, os servidores indicados pelos vereadores estão sendo chamados para uma conversa de pé de ouvido. No confessionário são feitas apenas duas perguntas, ao depender da resposta, o funcionário pode até ser absolvido sem precisar cumprir sequer uma penitência.

Consulta relâmpago

Segundo anunciou o serviço de som da ex-bancada governista, o trabalhador é consultado sobre qual vereador abriu a porta dos fundos para este adentrar no serviço Público Municipal. Após a identidade do parlamentar ser revelada, o servidor é indagado se aceita trocar seu padrinho por outro que seja indicado pelo chefe do executivo, se resposta for sim, o trabalhador é mantido no cargo. Caso a resposta seja negativa, o colaborador entra nas estatísticas dos desempregados da pesquisa PNAD Contínua.

Agora é crime

Teve vereador que estranhou a dinâmica adotada pelo prefeito Walmir Lima, só esquecem que quando passaram a compor o governo municipal, receberam suas pastas pouco habitadas e coube a eles completar o loteamento com seus apaniguados.

Amnésia  

Tem uns vereadores que parecem que sofrem de amnésia, há bem pouco tempos estes rasgavam elogios ao prefeito Padre Walmir, mas da água para o vinho, mudaram de postura e passaram a titular o gestor de forma negativa.

E o povo é quem se dana

Muitos profissionais de saúde do município foram dispensados em plena pandemia do novo coronavírus, e a população já começou a sentir deficiência na prestação do serviço. Diante dessa situação, uma coisa fica explicita, como diz um trecho da canção “Acredite quem quiser”, do paraibano Zé Ramalho: “Acredite quem quiser, nessa falta de moral, o povo é quem se dana nessa luta desigual, não se pode confiar, os homens querem se eleger e essa gente ‘está cansada de sofrer”.

Último camarada

Edilberto Cirilo (Foto: Daniela Meneses)

O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo de Sousa (PC do B), pediu exoneração do cargo. Antes de pular do barco, o camarada que preside a legenda no município, agradeceu ao prefeito pela confiança depositada a seu grupo pelo gestor e enumerou os motivos pelos quais enrolou sua bandeira e deu no pé. A instância estadual da sigla orientou os comunistas picoensens a apoiarem o pré-candidato Araujinho.

Tombamento

Está dando o que falar um áudio que rola nos grupos de WhatsApp da cidade. É que um ex-secretário municipal está fazendo o tombamento da frota de veículo e maquinário da pasta, e um servidor do órgão revelou a uma máquina em uma propriedade pertencente a um dos considerados homens fortes do núcleo duro de Padre Walmir.

No meio da tabela

Vereador Afonsinho (Foto: Luciana Santos)

Se o vereador Afonsinho (MDB) fosse um time de futebol, sua torcida nunca iria comemorar um título. O motivo é que o parlamentar não gosta de liderança. Ele se tornou líder da oposição na Câmara Municipal, mas demorou pouco tempo. Ultimamente inverteu o papel e passou a liderar a bancada de apoio ao governo do prefeito Walmir Lima (PT), só que ocupou o cargo por menos tempo ainda.

Baixa

O grupo do prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes (PDT), teve uma significativa baixa na tentativa de fazer seu sucessor. O atual vice-prefeito Valderson Dantas (MDB), rompeu politicamente com o pedetista. Além do rompimento, Valderson anunciou que irá compor a chapa majoritária com o ex-prefeito Zé Maia (PL). O emedebista é filho do também gestor, Pedro Neto, e a família tem tradição na política no município.

Não é bem assim

Zé Neri (Foto: Portal Grande Picos)

O ex-prefeito Zé Neri (PTB) continua reafirmando que se o prefeito Padre Walmir Lima, subir no palanque do empresário Gil Paraibano, ele desce. No entanto, Neri garante que não pode impedir do petista votar no progressistas, caso ele queira.

Bem-Vindos

Os pré-candidatos do PCdoB e MDB que ficaram do lado prefeito Padre Walmir, possivelmente não terão espaço na chapa proporcional das legendas. Estes, caso decidam subir no palanque de Paraibano, o próprio Zé Neri estenderá um tapete vermelho para recebê-los.

Deu o “sim”

Erculano Carvalho e Manim da Coca (Foto: Ascom)

O prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho (Progressistas), definiu seu companheiro de chapa para pleitear a reeleição. Carvalho formará dupla com o empresário Maninho da Coca. Com muita influência em meio ao eleitorado, o jovem empresário será um importante trufo em favor do progressistas no projeto de reeleição. Maninho chegou a ser sondado por outras forças políticas do município, mas preferiu se manter no grupo governista e compor a chapa majoritária.

Não vão aquietar

Em Paquetá do Piauí o grupo de oposição não vai aquietar. Para quem achava que o atual prefeito Tales Pimentel (Progrssistas), não teria uma pedra no sapado na eleição deste ano, se enganou. Lá, o grupo oposicionista lançou o pecuarista Lito Goncalves, como pré-candidato a prefeito, ele terá como companheira de chapa, Inaí Ribeiro. A chapa é apadrinhada pelo deputado estadual, Severo Eulálio e o advogado Gleuton Portela.

União selada  

O ex-prefeito de Campo Grande do Piauí, Dr Tico, firmou compromisso político com seu colega de profissão, Elias Ramos. Os dois vão tentar desbancar o atual gestor, João Batista de Oliveira (Baiá), em seu projeto de reeleição. Apesar de não ter conseguido se reeleger no pleito passado, mas fez uma gestão bem avaliada pela população campo-grandense. No pleito de novembro próximo, ele procura dar um revés no atual mandatário e retomar o comando do município.