A cada dia que se aproxima do prefeito Padre Walmir Lima (PT) descer as escadas do Palácio Coelho Rodrigues, mais fica visível que o percentual de aliados que possa lhe seguir politicamente, não chegará a dois dígitos.
Raspando o tacho
Segundo alguns observadores da cena política picoense, não será surpresa nenhuma se até mesmo o chamado núcleo duro vir a ter gente pulando fora do barco. Segundo estes observadores, alguns estão esperando apenas acabar a raspa do tacho para trilharem outros caminhos.
Desafio
O vereador Evandro Paturi (MDB), que era detentor da Secretaria de Educação, considerada a menina dos olhos da gestão municipal, tem agora um grande desafio pela frente, manter o mesmo desempenho eleitoral em pasta repleta de ciúmes. De acordo com um servente de pedreiro que presta serviço no órgão, até uma mão cal que é dada no meio fio em um bairro, chega um concorrente do parlamentar para dizer que a obra é uma reivindicação sua.
WO
A eleição municipal em Sussuapara, ao que tudo indica, caminha para um WO. O time liderado pelo bioquímico Naerton Moura (Progressistas) não terá adversário para enfrentar. Mas para cumprir o regulamento da competição, os jogadores precisarão entrar em campo uniformizados. E já que vão estar no gramado, deve rolar pelo menos a tradicional roda de bobo. Isso ocorrendo, é esperar para ver quem vai correr atrás da bola.
De volta ao começo
Que também irá pleitear uma cadeira na Câmara Municipal de Picos, na eleição de novembro próximo, é o professor e escritor Heraldo Santos. Cobrinha, como é apelidado, já foi candidato a deputado federal no pleito de 1986. Ele está otimista e disse que sua votação será surpreendente. Será se cobra vai ser o tiririca de Picos?
Favorável
O governo Jair Bolsonaro está dedicando atenção especial ao Nordeste, e o foco tem sido sobre as grandes obras de infraestrutura na região onde o presidente não obteve um bom desempenho na eleição de 2018. O pré-candidato Junior Nobre (PSD), que é um dos articuladores da criação do Aliança Pelo Brasil, partido que o presidente pretende criar, poderá receber dividendos eleitorais dessa nova investida de Bolsonaro.
Jogando a toalha
Após o Congresso Nacional definir a mudança das eleições municipais de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, parece que vai ter pré-candidatos a prefeito na região que irão desistir da disputa. É que esses parecem terem tirado a certeza que seriam garfados pela leitoa e irão utilizar a mudança da data do pleito como desculpa para jogarem a toalha.
O matemático
Tem um pré-candidato a vereador em Picos que já fez os cálculos, e segundo ele, está com cadeira assegurada no parlamento piocense. Até parece que o otimista já combinou tudo com a porca.
Nômade
Comenta-se as más línguas, de que há um vereador em Picos que a cada pleito muda de reduto eleitoral. O motivo é simples, o parlamentar não cumpre o compromisso firmado com as lideranças que lhe acompanham nessas comunidades. Dizem que até parece que o Edil recebeu umas aulas de um ex-deputado estadual da cidade que também adotava a mesma tática quando estava na ativa.
O grande negócio
Segundo relatos de moradores de um município da região de Picos, cujo nome é o mesmo de um santo da igreja católica, que o prefeito da cidade estaria fazendo um negócio bastante lucrativo. O mandatário estaria locando veículos para servir a municipalidade ao seu próprio filho e com uma mega cotação. E sendo verdade as informações, esse pode ser considerado um negócio da China.
Se lançou
Em Itainópolis, o vereador João Batista (PT) resolveu se lançar pré-candidato a prefeito no pleito que se avizinha. Resta saber se terá o apoio do prefeito Paulo Lopes (PDT), ou se vai encarar o candidato governista e o ex-prefeito prefeito Zé Maia (PL) e ainda o afilhado da deputada Iracema Portela, Fabio Dias (Podemos).