De volta
Após algumas semanas, volto com a coluna “Panorama Regional”. Devido às recomendações das autoridades em saúde, procurei cumprir o distanciamento social, com a finalidade de evitar a propagação do COVID-19. Mas estamos retornando às atividades de forma gradual e de lá pra cá, algumas coisas aconteceram na cena política regional, então vamos a alguns fatos.
Qual será a posição?
Em que posição irá jogar o prefeito Padre Walmir Lima (PT) na sua sucessão municipal? Até bem pouco tempo, quando vislumbrava emplacar a jornalista Maria Santana como pré-candidata palaciana, o petista vestia a camisa número 9 e demonstrava ser goleador. Mas após cair na real que foi apenas um sonho, será se vai jogar de zagueiro no escrete governista?
Carnaval do calote
De acordo com um segurança particular que prestou serviços para a Prefeitura Municipal de Picos durante as noites de carnaval, o tema da festa de momo na Capital do Mel deveria ter sido ‘carnaval do calote’. Pois segundo o profissional, os seguranças que atuaram no corredor da folia, até agora não viram a cor da grana que deveriam ter recebido pelo trabalho realizado.
Vidente
Tem alguns partidários do ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) que mais parecem videntes. Um deles já dá como certa a vitória de Paraibano e até sonha com o cargo que irá ocupar em uma possível gestão do ex-prefeito.
Jogou a tolha
Segundo o “Calçada News”, a suplente de vereador, Fatima Sá (PCdoB), jogou a tolha no seu projeto de pleitear a vaga de candidata a vice na chapa que será encabeçada pelo empresário Araujinho (PT) na eleição deste ano. Ao que tudo indica, a vereadora irá retomar seu projeto inicial de buscar reconquistar uma cadeira na Câmara Municipal.
Pulga atrás da orelha
A notícia deixou alguns pré-candidatos e alguns camaradas do partido com uma pulga atrás da orelha. É que alguns postulantes que viraram comunistas por acreditarem que seria o caminho mais fácil para chegarem ao parlamento picoense, entendem que a ex-parlamentar garfa a vaga de alguém.
Caminho aberto
Caso se confirme que a ex-vereadora vai enrolar sua bandeira e dar no pé quanto à vaga de vice do petista, há quem diga que o caminho fica aberto para o médico Gutemberg Rocha (MDB) trilhar.
Rompidos
Em Monsenhor Hipólito o líder político Djalma Policarpo (Progressistas) rompeu politicamente com o prefeito Zenon Rocha (PSD), se aliou ao grupo do ex-prefeito Francisco Anísio de Sousa, o “Timá”, e se lançou pré-candidato para disputar o comando do município com o ex-aliado.
Mexeu o angu
A aliança de Djalma com o ex-prefeito Timá, não foi bem digerida pelos muriçocas, como é apelidado o grupo oposicionista. Os insatisfeitos, liderados pelo cantor Mariozan Rocha (PT), bateram asas e foram para a selva fazer companhia aos macacos, que é como é chamado o grupo político do prefeito Zenon. O músico será o companheiro de chapa do atual chefe do executivo hipolitano.
Desistiu
O médico Tales Silva (PSD) desistiu de disputar a prefeitura do município de Sussuapara na eleição deste ano. Resta saber se o Leonel Barros, que vinha sendo cotado para ser seu companheiro de chapa, irá assumir o desafio de enfrentar o biomédico Naerton Moura (Progressistas), que é o pré-candidato da família Pé Trocado, como é conhecido o grupo político liderado pelo prefeito Edvardo Rocha.
De casa nova
Algo inimaginável aconteceu no PT picoense. O ex-secretário de Agricultura de Picos, o agrônomo José Antônio de Sousa, deixou as fileiras do partido. Petista histórico, ele assinou a ficha de filiação no PDT e deve disputar uma cadeira na Câmara Municipal pela legenda.
Queixoso
A gota d’água para o ex-companheiro pular do barco petista foi a chegada repentina dos novos companheiros Simão Carvalho, Valdívia Santos e Renato Ibiapino; que agora vestem vermelho e cantam alegremente Lulalá.