Início Colunas PANORAMA: Araujinho entra no segundo tempo e encontra Maria Santana a todo...

PANORAMA: Araujinho entra no segundo tempo e encontra Maria Santana a todo vapor

Disposto
O empresário Araujinho (PSD) reafirmou sua pré-candidatura a prefeito de Picos no pleito vindouro. Ele pertence à base aliada do prefeito Padre Walmir Lima e já sabe que no atual cenário não tem a preferência do petista, no entanto, indagado se “no momento da onça beber água” poderia colocar seu plano em ação através da oposição e de possíveis dissidentes, o executivo foi cauteloso. Nas entrelinhas deixou claro que não tem problemas em conversar com oposicionistas.

Recado dado
As lideranças ligadas ao pré-candidato Araujinho se animaram com as declarações por ele dadas em entrevista coletiva recente. Na ocasião, Araujinho disse que está muito cedo para tratar de sucessão municipal. E mesmo afirmando que vive uma boa relação política com o prefeito Padre Walmir, demostrou que apesar de atrasado também já entrou em campo e está disposto a brigar pelo placar.

Fica o questionamento
O prefeito Walmir Lima por onde anda leva a tira colo sua pré-candidata Maria Santana. Um crítico ao gestor sugeriu à coluna que indagasse em qual horário a jornalista dá expediente no Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), órgão por ela coordenado.

Arranca rabo
A sessão da Câmara Municipal de Picos da última quinta-feira (26) foi marcada por dois arranca-rabos. O primeiro foi entre os vereadores Evandro Paturi (PT) e Maté (PSL), tendo como motivo da discórdia a contagem dos votos de um projeto de lei que concedia um título de cidadania e que foi questionado pelo parlamentar oposicionista. O petista entendeu que Maté teria lhe acusado de fraudar a conferência dos votos, foi aí que o tempo por pouco não fechou.

Vereador Maté – Foto: José Maria Barros

Arranca rabo II 
O segundo arranca rabo também envolveu Maté,  mas desta vez o outro personagem foi a vereadora Valdívia Santos. O vereador afirmou que sabe o que motivou a parlamentar a aderir ao prefeito Padre Walmir Lima. Já a vereadora garantiu que entende a difícil situação que atravessa o colega. Bem, resta saber afinal qual foi o atrativo recebido por Valdívia e que penúria estaria enfrentando o vereador Maté.

Celebridade por um dia
O vereador Dedé Monteiro (Cidadania) viveu um dia típico de celebridade por onde passou. Na ocasião, ele foi tão assediado que até parecia um ex-BBB, tudo isso porque no dia anterior esteve no gabinete do prefeito Padre Walmir Lima (PT). Durante o encontro, Dedé foi fotografado ao lado do gestor, da jornalista Maria Santana e do vereador Renato Ibiapina. Todos queriam saber se o parlamentar experimentou do chá de cadeira da antessala e o que teria lhe motivado a trocar dois dedos de prosa com o chefe do executivo.

Vereador Dedé Monteiro – Foto: Reprodução/Portal O Povo

Mau tempo
Parece que na conversa do vereador Dedé Monteiro com Padre Walmir Lima o prefeito teria deixado escapulir sobre um tema que ao que tudo indica vem sendo tratado nos corredores palacianos de forma sigilosa. Segundo o vereador, em breve os vereadores e lideranças detentores de secretarias serão colocados contra a parede.

Tudo ou nada
Segundo um passarinho que sobrevoa o teto do palácio, se depender do núcleo duro palaciano, quem está comendo do pirão de Padre Walmir vai ter que levar do cinturão ou do contrário terão que ir atrás de um dos piqueniques da oposição.

Tela grande
Um petebista daqueles que ainda sofrem os efeitos da desmama anda indagando o que tem de diferente na televisão do empresário Getúlio Carvalho, que tanto atrai a pré-candidata Maria Santana e alguns integrantes do núcleo duro de padre Walmir para assistir jogos de futebol na casa do magnata.

Os coroinhas
Dois líderes comunitários da cidade de Picos que por mais de duas décadas foram fiéis escudeiros do ex-prefeito Zé Neri (PTB) estão prestes a se filiarem ao Partido dos Trabalhadores. Os dois já não acompanhavam as romarias do homem de muita fé desde a eleição de 2018, quando passaram a ser coroinhas do prefeito Padre Walmir Lima (PT). E agora um dos dois novos companheiros sairá candidato a vereador para ajudar na somatória do partido.

Mistério
Durante a conferencia municipal do PCdoB do município de Picos era dada como certa a filiação do suplente de vereador Filomeno Portela nas fileiras da legenda, fato que acabou não acontecendo. O que será que está impedido Filó de se tornar um camarada de fato e de direito?

Sem crédito
Em recente visita à região de Picos, o governador Wellington Dias (PT) refez várias promessas que havia feito quatro anos atrás aos prefeitos. Segundo um dos gestores, como tem gente que acredita que Papai Noel existe, não vão duvidar da palavra de sua excelência.

Reforço
Em Jaicós o prefeito Neném de Edite (PSD) recebeu mais um reforço para o embate eleitoral do ano que vem. O empresário João Messias da Costa, o “Messias Porteira”, se filiou ao partido do prefeito e deverá disputar uma cadeira no legislativo. No pleito de 2016 ele foi candidato e obteve 325 votos, vindo a ser o terceiro mais votado de sua coligação. No entanto, teve os votos anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De casa nova
Renato Pio, de São Luís do Piauí, está de casa nova: o gestor se filou ao Progressistas. Tido como uma liderança política de bastante expressão na região de Picos, ele reforçará o esquadrão do senador Ciro Nogueira no seu projeto de conquista do Palácio de Karnak em 2022.