Conselheira federal, Andreya Lorena (Foto: Reprodução)

Após o presidente da República, Jair Bolsonaro, citar a morte do pai do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, e posteriormente, pedir o fim do contrato que a Petrobrás tinha com o escritório de advocacia de Santa Cruz, gerou uma polêmica em torno deste assunto em todo país, sobretudo, na classe que integra a entidade.

Sobre o assunto, a conselheira federal da OAB, Andreya Lorena, afirmou que o presidente da ordem tem total apoio de todos os seguimentos da OAB.

“Na verdade, eu penso que a classe está unida, a gente entende no Conselho Federal, nós somos 81 conselheiros e entendemos que, de alguma maneira, foi uma frase infeliz, foi uma postura infeliz do presidente da República de se referir à OAB e ao pai do Felipe Santa Cruz, naqueles termos, mas a gente respeita a instituição Presidência da República, o presidente da OAB tem o nosso apoio, tem o apoio dos conselheiros, do colégio de presidentes de todas as seccionais do Piauí e tem o apoio dos doze ex-presidentes do Conselho Federal da OAB”, pontuou.

Andreya defendeu a importância do diálogo respeitoso, principalmente no que se refere à forma trágica como foi a morte do estudante de direito e militante, Fernando Santa Cruz.

“Então a gente quer o debate democrático, claro, o Felipe Santa Cruz se sentiu ofendido e nós pensamos que ele tem o direito, o pai dele morreu em circunstancias trágicas, ainda não explicadas pelo Estado Brasileiro, e o presidente Bolsonaro, eu penso que foi infeliz ao se referir a um caso trágico de morte de uma pessoa que não está mais materializada entre nós, daquela forma. Mas isso já passou, o debate que nós fazemos é um debate institucional, eu acho que a OAB é cada dia mais respeitada, mais ouvida por conta disso, porque ela é independente, ela tem atuação independente. É claro que ela respeita o Poder Executivo, respeita o Poder Judiciário, as instituições, a democracia, mas ela se coloca de madeira independente e constitucional devida”, concluiu Andreya Lorena.

CONFIRA A ENTREVISTA COM ANDREYA LORENA