A sucessão do prefeito de Picos Padre Walmir Lima (PT) começa a ganhar forma. Para defender o projeto petista, o partido aposta no nome do empresário Araujinho. Já os progressistas sonham com o ex-prefeito Gil Paraibano subindo as escadas do palácio lado a lado com o ex-prefeito Zé Neri. O empresário Júnior Nobre (PSD) acredita que se utilizando do discurso da nova política chegará ao comando do executivo picoense. Por outro lado, o coronel Edwaldo Viana (PSL) espera ser a novidade da disputa e assim desbancar os políticos tradicionais da cidade. Correndo por fora, o advogado Glauber Silva (PDT) aposta na reciclagem da política local e entende que pode surpreender.

Quem chega lá
Especula-se que algum dos cinco postulantes ao palácio Coelho Rodrigues possa desistir da corrida. Caso isso ocorra, qual será o caminho do desistente: a) juntar à pré-candidatura governista; b) reforçar o palanque do ex-prefeito Gil; c) ou se unir para fazer uma terceira via competitiva?

Grupo da morte I
Na composição política dos partidos que darão apoio à pré-candidatura do empresário Araujinho (PT), nomes de peso da política local se abrigaram no PT e no MDB. As duas legendas já estão sendo consideradas “grupos da morte”. Isso quer dizer que alguns postulantes detentores de grande cabedal eleitoral poderão não serem reconduzidos às suas cadeiras no parlamento picoense.

Grupo da morte II
No grupo dos progressistas com a chegada dos vereadores Carlos Luís, Dedé Monteiro e Maté, o meio-campo pode embolar. A legenda já contava com o vereador Toinho de Chicá e o suplente Pedro Pio, considerados atletas de ponta. Agora alguns medalhões poderão ficar a ver navios.

Grupo intermediário
Já o PCdoB e o PL são considerado grupos menos competitivos. No grupo comunista a vereadora Fátima Sá e o ex-tesoreiro da prefeitura de Picos, Raniery Lima, são favoritos a ficar com as vagas direto. No segundo pelotão pelos menos sete pré-candidatos concorrem a uma possível terceira vaga, a depender da sobra.

Arriscado
No PTB a situação também não tão está confortável para os vereadores Chaguinha e Dalva Mocó. Os dois são os principais nomes do partido e vão depender muito dos chamados degraus de escada para garantirem suas cadeiras no parlamento local.

Divididos
Os membros da família Sá que fazem militância política em Picos se filiaram em partidos diferentes. A suplente de vereadora Fátima Sá deixou a Rede Sustentabilidade e se transformou em uma comunista, o empresário R.SÁ trocou o PSDB pelo MDB, e o empresário Sá Urtiga se filiou ao PTB. A “Rádio Calçada” já começa a suspeitar que foi uma estratégia adotada para pleitear a vaga de vice na chapa governista. Sendo essa teoria verdadeira, será que vai funcionar?

Ansioso
Um petista picoense daqueles que foram largados na sarjeta disse que está pra lá de ansioso para ver os novos filiados do partido participarem da primeira reunião da legenda. Pelo visto, ele quer ver se os novatos que tanto criticavam a legenda vão acertar chamar a palavra “companheiro” e, ainda, se toparão pagar o dízimo ao partido.

Vai ter jogo
Em Belém do Piauí que imaginava que o prefeito Ademar Bezerra iria vencer a partida da sucessão municipal por W.O se enganou. O ex-vereador Evaldo Otacílio Silva Leal e o Vereador Moisés Ângelo Ribeiro decidiram colocar o time em campo e lançaram suas pré-candidaturas a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Mudou de rota
O ex-prefeito Zé Maia (PL) fez seu trabalho de pré-campanha pelo Progressistas, mas antes de passarem o ferrolho na janela partidária o ex-gestor resolveu mudar de rota e se filiar ao PL. A legenda tem se tornado uma válvula de escape dos interesses do governador Wellington Dias.

Se definiu I
O empresário Junior Nobre se definiu o pré-candidato e até se mobilizou para criar o Aliança Pelo Brasil no município de Picos, mas o partido do presidente Jair Bolsonaro não conseguiu se regularizar para o pleito deste ano. Como detém ligação política com os deputados Júlio Cesar e Georgiano Neto Nobre, resolveu se filiar ao PSD para disputar a sucessão de padre Walmir.

Se definiu II
Único pré-candidato a prefeito de Picos que ainda tinha tempo para escolher um partido por ser militar, o coronel Edwaldo Viana preferiu tomar a decisão logo agora. O ex-comandante do 4º BPM se filiou ao PSL e vai disputar o Palácio Coelho Rodrigues pela sigla.

Foi lançado
Em Itainópolis o secretário parlamentar da deputada federal Iracema Portela (Progressistas), Fábio Dias, assumiu a presidência da Comissão provisória do Podemos no município e de quebra lançou sua pré-candidatura a prefeito. Agora resta saber se o senador Ciro Nogueira irá queimar com Fabio Dias a mesma gasolina que queimaria com o ex-prefeito Zé Maia.