Quem levará?
No tabuleiro do xadrez da política de Picos o empresário Getúlio Carvalho tem sido a peça mais valiosa até o momento. O seu nome é desejado por três dos pré-candidatos a prefeito do município. Resta saber qual dos postulantes vai ter maior carisma para conquistar o rei e leva-lo para o seu lado do tabuleiro.

Como fica?
Caso o empresário Getúlio Carvalho tome gosto pelo jogo e decline rumo a uma casa que não seja a preferida pelo PTB, como se comportarão os petebistas? Informantes da coluna dizem que os seguidores do ex-prefeito há um bom tempo trocam figurinhas com o grupo do ex-prefeito Gil Paraibano.

À vontade
O empresário Araujinho (PSD) participou ativamente do Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores. O empresário demostrou ter ficado bem à vontade ao lado dos figurões da legenda, dentre eles o presidente estadual da sigla, deputado Assis Carvalho.

Ducha de água fria
Como já é de conhecimento público, o empresário estará se filiando ao PT. Essa afirmação não agradou os defensores da pré-candidatura da jornalista Maria Santana (PT). Dizem que embora estes não tenham demonstrado, a notícia caiu como um balde de água fria na antessala palaciana.

Onipresente
A pré-candidata Maria Santana, que coordena o Centro de Especialidades Médicas de Picos (CIEM), tem sido vista com frequência na sede de outros órgãos da gestão, inclusive no Palácio Coelho Rodrigues, sede poder municipal. Os curiosos querem saber se a jornalista despacha nestes espaços ou vai só provar o cafezinho.

Maria Santana

Remix
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) cumpriu agenda no último final de semana na região de Picos. Ciro voltou a alfinetar o prefeito da Capital do Mel, Padre Walmir Lima (PT). Sem citar o nome do gestor, o parlamentar disse que todos os prefeitos da região estão no rol de possíveis parcerias, menos o de Picos.

Igual espinha de peixe
Para os petistas alinhados com o prefeito Walmir Lima, as críticas feitas pelo senador Ciro Nogueira são reflexo das derrotas nas urnas que o senador vem sofrendo no município nas últimas eleições. Para os companheiros, o resultado do pleito de 2016 ainda está entalado na goela do parlamentar igual espinha de peixe. Um deles sugeriu ao parlamentar comer bastante farinha grossa – com água, para não se engasgar.

Parábola do aconselhador
Segundo o editorial do “Calçada News”, um experiente aconselhador teria feito jus a sua função de aconselhar. A orientação foi para o administrador da vinha. Segundo os leitores, a mensagem foi nas estrelinhas e dizia: “Não puna os operários que chegaram às seis da manhã para favorecer aos que chegaram às nove”. Caso isso aconteça, os deuses da conveniência poderão lhe castigar.

Comparou
Segundo um frequentador dos arredores do Palácio Coelho Rodrigues, alguns aliados do prefeito Walmir Lima estão iguais a grãos de milho. Eram apenas sementes, depois germinaram, cresceram e aguardam apenas a panela da sucessão esquentar para começarem a pular. Faltou ao observador explicar apenas que o milho é aquele cultivado para a produção de pipoca.

Iludidos
Tem vários políticos da região eufóricos com o resultado de enquetes feitas através do aplicativo Instagram nas redes sociais. A consulta, que não tem nada de científica, está deixando a militância destes partidários que andam com saudade da teta de uma prefeitura nas pontas dos pés.

Mudou de ideia
Certo prefeito de uma cidade da região de Picos havia selado acordo com o grupo político de sua vice concordando que não iria para a reeleição no pleito vindouro, e apoiaria um indicado da sua companheira de chapa. Mas por lá o que se comenta é que o gestor mudou de ideia. Ele vai tentar se manter no comando do município e por pouco não tirou até a vaga que os aliados mantêm.

Ator
O Secretário Estadual de Cultura Fábio Novo esteve recentemente na cidade de Picos e mais uma vez deu um prazo para a conclusão da obra do teatro que será erguido no bairro Junco. A obra foi licitada em janeiro de 2018 e a empresa contratada tinha o prazo de 12 meses para concluir a construção. O gestor garantiu que até o próximo ano o teatro será entregue, mas, para alguns militantes das artes cênicas no município picoense, o secretário mais uma vez atuou como um excelente ator. O que será mesmo que eles quiseram dizer com isso?