Início Colunas PANORAMA: Enfim Nerinho vence um round contra Padre Walmir

PANORAMA: Enfim Nerinho vence um round contra Padre Walmir

Final feliz
O ex-senador João Vicente Claudino foi convidado pelo presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, para assumir o comando da legenda no Piauí. Com isso, o diretório da sigla em Picos ficará sob a batuta do deputado Nerinho, afilhado político de JVC. Há petebistas picoenses considerando essa uma importante vitória contra o prefeito Walmir Lima (PT), que almejava indicar um grupo de pessoas de sua intimidade para conduzir o partido na Capital do Mel.

Laços de Família
Comentários da “Rádio Calçada” dão conta de que em Aroeiras do Itaim a sucessão do prefeito Wesley de Deus (PTB) caminha para ter uma chapa quase 100% familiar. Dizem que o ex-prefeito Gilmar Francisco quer lançar o irmão como candidato a prefeito, o genro a vice e uma sobrinha, e de quebra o ex-mandatário ainda almeja eleger o filhotinho como vereadores no município.

Gula
Um ex-prefeito dos Picos do Ceará tido como homem de muita fé declarou em uma roda de conversa que comungou inúmeras vezes, mas sempre recebeu uma hóstia de cada vez. Ainda durante o bate papo, o experiente político revelou que há um vereador picoense querendo comungar mais que duas centenas do pão de uma só vez.

Se achando
Tem um bairro da cidade de Picos – daqueles bem populosos – que possui uma característica bastante interessante em relação a outras comunidades: Lá parece que existem mais cabos eleitorais do que mesmo eleitores. Tem deles que talvez não consigam sequer o voto das esposas, mas se consideram detentores de expressiva votação e querem uma carta de credito digna de uma verdadeira liderança política para apoiarem possíveis candidatos a vereador na eleição do próximo ano.

Procurando sobras
Comenta-se nos corredores da Câmara Municipal de Picos que um certo vereador da cidade anda procurando lideranças que aceitem lhe apoiar na eleição do próximo ano. Mas, segundo os comentários, a tarefa não tem sido muito fácil. O que será que estaria dificultando o parlamentar de encontrar seguidores?

(Foto: Reprodução da Internet)

Sem alarde
Segundo uma fonte próxima ao ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas), ele já começou a se articular visando a sucessão do prefeito Padre Walmir Lima (PT) em 2020. No entanto, quando é questionado sobre a eleição Paraibano tem sido bastante cauteloso. Mas, segundo a mesma fonte, o ex-gestor apertou o botão amarelo e agora só resta saber se o Progressistas acionará o verde e tentará conquistar a principal cadeira do Palácio Coelho Rodrigues.

Uma mão lavando a outra
Esse ano teremos eleição para conselheiro tutelar no município de Picos. E para enfrentar o voto popular os pretensos candidatos já começaram a se articular: alguns deles, inclusive, estão procurando vereadores da cidade para auxiliarem na disputa – em troca, o parlamentar receberia de volta o apoio do possível conselheiro na eleição municipal.

Negócio arriscado
De acordo com um vereador picoense, a ideia dos candidatos ao Conselho Tutelar que estão com esse propósito é um negócio um tanto quanto arriscado. O medo é de que estes não consigam se eleger e consequentemente não honrem o compromisso na caça ao voto na eleição vindoura.

Caminho inverso
Enquanto alguns dos seguidores do deputado Nerinho (PTB) que deixaram a base aliada do prefeito Padre Walmir Lima (PT) ainda choramingam o leite derramado, os aliados do deputado Pablo Santos (MDB) que ocuparam o lugar dos petebistas andam mais contentes do que bezerro em dia Sexta-feira Santa nos locais onde se mantém a cultura de não se desleitar as vacas.

Deputado estadual Pablo Santos – Foto: Reprodução

Estão com dúvidas
Em Itainópolis, dizem que o acadêmico do curso de direito Fábio Dias (Progressistas) trabalha para viabilizar sua candidatura a prefeito na eleição do próximo ano. Afilhado político da deputada federal Iracema Portela, Dias tem sido presença constante no município. Só que há quem garanta por lá que o eleitorado do rapaz não lota uma rural.