Início Colunas PANORAMA: A cada eleição, um recomeço

PANORAMA: A cada eleição, um recomeço

Juntos e misturados
Um grupo de lideranças políticas de diferentes partidos que fazem oposição ao prefeito Padre Walmir Lima se reuniu em almoço servido num famoso hotel da cidade de Picos. O objetivo do encontro foi avaliar a conjuntura política local e discutir alternativas para enfrentar o candidato que será apoiado pelo Palácio Coelho Rodrigues na eleição do ano que vem.

Coincidência ou espionagem
Logo após o encontro dos opositores no restaurante do Picos Hotel ser anunciado no Grande Jornal, da Rádio Grande FM, chegou ao local o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Afonsinho (PP), acompanhado do Procurador Geral da Casa Legislativa, David Junior, e de mais alguns assessores da Mesa Diretora. A pergunta que fica é a seguinte: foi coincidência ou espionagem?

Vereador Afonsinho (PP) – Foto: Fabricia Rivas

Satisfeito
O vereador Chaguinha (PTB), principal articulador da reunião, disse que ficou satisfeito com o encontro. Segundo ele, a ideia é manter a articulação. Para isso, um grupo de WhatsApp foi criado para facilitar a comunicação e o grupo foi batizado de “Picos Urgente”.

Saia justa
Quem passou por uma saia justa foi o vereador Dedé Monteiro (PPS), que no início da semana concedeu entrevista garantindo que havia um acordo entre dez vereadores da situação e da oposição de que entre eles sairia um candidato a prefeito. Monteiro tentou se esquivar, mas não teve jeito e foi quase obrigado a emitir sua opinião. Só restou ao vereador dizer que é um homem do partido e, portanto, segue a decisão que tomar a oposição. Neste caso, o grupo dos dez fica com menos um.

Zombou
Comentário vindo dos corredores do Palácio Coelho Rodrigues dão conta de que essa ideia dos vereadores não agradou o prefeito Padre Walmir. Parece que já teve parlamentar da intimidade do governo municipal que levou um puxão de orelha do gestor.

Prefeito de Picos, José Walmir Lima (Foto: Daniela Meneses)

Abdicou

Dentre os participantes do almoço regado a política, um já descartou a possibilidade de concorrer ao posto de indicado do grupo: o empresário Getúlio Carvalho disse que está disposto a subir o morro, mas apenas para pedir voto para qualquer um dos colegas.

No ponto

Já o empresário Júnior Nobre (PSC) disse que defende o melhor nome para administrar Picos. Ele lembra que o grupo precisa se voltar para os problemas da cidade e apresentar soluções para estes. Nobre disse que, assim como os demais colegas políticos, não foge da luta e caso seja provocado, está disposto a enfrentar a candidatura palaciana.

A volta do camarada
O suplente de vereador Antônio Moura (PCdoB) voltou a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Picos. O comunista substitui o vereador Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB), que se licenciou para tratar de assuntos particulares.

Antônio Moura – Foto: Romário Mendes

Quem é o pai?
Os vereadores Rinaldinho (Progressistas) e Maté (PSL) tiveram um “arranca-rabo” na sessão da quinta-feira (21) na Câmara Municipal. O motivo da troca de farpas entre os dois parlamentares é a paternidade de uma obra de calçamento de uma rua do Povoado Lagoa Comprida, território onde os dois atuam politicamente.

Com as malas prontas
Petebistas picoenses estão à espera do desdobramento da direção estadual do partido. O deputado Nerinho já gritou em alto e bom som que se o suplente de deputado Paes Landim continuar presidindo a legenda, ele arruma as malas e pula na rural. Resta saber se as lideranças ligadas ao parlamentar pegam carona com o deputado.

Era cilada
Vários ex-prefeitos da região de Picos conseguiram eleger os candidatos por eles apoiados na eleição de 2016, porém, muitos deles vêm reclamando do tratamento recebido por parte dos gestores. Um deles, inclusive, já confessou que elegeu um amigo de primeira hora e este lhe deixou olhando as paredes.

Vem com tudo
Mesmo faltado mais de um ano para as eleições municipais, a sucessão do prefeito Padre Walmir já entrou na pauta da política picoense e agora mais um nome surge como pré-candidato: o do coronel Wagner Torres. O militar disputou uma vaga na Câmara Federal no pleito de 2018 e parece ter tomado gosto pela política. Dessa vez, ele disse que vem com muitas ideias e disposição para debater com a população picoense os problemas da cidade.

Coronel Wagner Torres

Prego batido e ponta virada
A prefeita de Santana do Piauí, Maria José (Progressistas), e o empresário Neli Borges (PTB) promoveram uma festança para anunciar um entendimento político para a eleição do ano que vem. Segundo pessoas próximas a ambos, já está prego batido e ponta virada que o petebista será o candidato a vice na chapa da prefeita no seu projeto de reeleição. Notícias vindas do município santananse dão conta de que esse acordo deixou os adversários da gestora mais perdidos do que cego em tiroteio, pois davam como certo um rompimento entre os dois.

Fora de rota
Tem gente se perguntando por qual motivo a Prefeitura Municipal de Picos não está apoiando o Picos Fest Berro este ano. Apesar de não assumirem de forma oficial, os organizadores da feira se queixam de que a mudança no local do evento pode ter contribuído para o desinteresse da gestão em apoiar a iniciativa. Segundo cochichos, o evento poderia até não ser realizado no Parque de Exposição Joaquim Monteiro, mas teria que ser no espaço oficial de eventos do município. Que espaço será esse…?