Gestão realiza audiência pública para prestação de contas das metas fiscais e gestão do SUS relativas à Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu nesta manhã (12) na Câmara de Vereadores de Picos com a presença de várias autoridades do município.
A controladora Geral do Município, Patrícia Leite Leônidas, destaca sobre os objetivos do evento e fala que a pasta não chegou a atingir a meta fiscal de receita que foi estabelecida pela administração municipal.
“O prefeito José Walmir está cumprindo um dispositivo legal da Lei de Responsabilidade Fiscal na qual determina que a cada final de quadrimestre seja apresentado, por meio de audiência pública, a prestação de constas das metas fiscais, ou seja, o dinheiro que está se arrecadando e o relatório de gestão do SUS. A gente deixou a desejar um pouco nas questões das receitas, porque infelizmente o nosso país está em crise, o município, assim como as entidades estaduais e federais, não conseguiu alcançar a meta fiscal de receita que foi estabelecida” disse
Apesar de ter passado por vários problemas com relação ao pagamento dos servidores no final de 2017 e início de 2018, a Secretaria de Saúde está com as contas em dia, é o que afirma o gestor, Júnior Santos.
“Em primeiro lugar, a gente quando assumiu a secretaria, foi procurar organizar financeiramente a secretaria e a Secretaria de Saúde hoje, graças a Deus, está com as contas em dia, tudo organizado, funcionário em dia. […] A gente está procurando com que a secretaria seja autossuficiente a manutenção de seus compromisso e isso já conseguimos”, declarou Júnior Santos.
O vereador José Luís De Carvalho pontuou a importância de os vereadores acompanharem as como são geridas as receitas e despesas públicas.
“É importante neste momento nós participarmos dessa audiência pública e o município promover, porque já estávamos acompanhando através dos balancetes as receitas e as despesas e agora estamos acompanhando, de fato, a arrecadação que houve do município, no caso a receita e as despesas, de como foram gatos, de que maneira e os valores”.
As audiências públicas são abertas a toda população, a participação dos munícipes é importante para que possam acompanhar como estão sendo gastos os recursos do município.
CONFIRA AS ENTREVISTAS-
PATRICIA LEITE
JÚNIOR SANTOS
JOSÉ LUÍS