Um foco de peste suína clássica foi identificado na cidade de Forquilha, na região norte do Ceará. Segundo o médico veterinário da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi) regional Picos, Edson de Moura Bezerra, devido a esse foco o estado do Ceará está proibido de fazer o transporte de animais suínos e de seus produtos de origem para o Piauí.

Segundo o veterinário, para evitar a contaminação no estado, serão bloqueadas todas as entradas onde tem escritórios da ADAPI, essa foi a medida adotada pelo órgão após a confirmação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de um foco de peste suína clássica (PSC) no estado vizinho.

“Esses produtos e os animais trafegando podem trazer um grande prejuízo para todos os estados, não somente para o Piauí, então nós vamos fazer um bloqueio da entrada desses suínos”, disse.

O veterinário conta que com o recente caso de peste suína clássica registrada no Ceará dúvidas surgiram, segundo ele a doença é altamente contagiosa, mas somente entre porcos e javalis e não passa para o ser humano.

Ele alerta que se o proprietário perceber alguns sintomas da doença, deve procurar o escritório da ADAPI para que o técnico faça a notificação. Caso o animal seja diagnosticada com o vírus, o mesmo será sacrificado. “A gente vai ao local, faz a notificação do produtor, olha os animais, os sintomas como eles se apresentam; caso seja diagnosticado, o animal será sacrificado, a ADAPI vai fazer todas as providencias legais para que essa doença não entre no Piauí “, conta.

Confira a entrevista

Edson de Moura Bezerra